terça-feira, 24 de maio de 2011

GRUPO VIDA ANIMAL MACEIÓ


Voluntários oferecem cuidado e carinho para cães e gatos abandonados em Maceió (AL)

23 de maio de 2011

Através do Grupo Vida Animal de Maceió (AL), GVAM, vários cães e gatos abandonados pelas ruas de cidade ganham carinho, alimentação, um lar provisório e muitas vezes tudo isso vem juntamente com um tutor e lar permanentes. “A gente cuida acompanhados de uma veterinária. Enquanto não achamos um tutor, eles [os animais] ficam na casa dos voluntários”, disse a voluntária Mayara Raysa, que, assim como a mãe, fazem parte da ONG.
Foto: Jessica Pacheco/ Primeira Edição
O GVAM é uma ONG, sem fins lucrativos, formada por um grupo de pessoas, que por meio da educação ambiental e a conscientização das pessoas, buscam o bem-estar animal.
O Grupo Vida Animal Maceió ainda não tem uma sede fixa, os animais são recolhidos, da rua, na maioria dos casos, ou quando os tutores não os querem mais. Eles são levados para a casa de algum voluntário. Cabe a esse, acompanhado de uma veterinária, cuidar do animal, até que o mesmo esteja apto para a adoção.
“Nós os resgatamos, na maioria das vezes, maltratados, desnutridos. Cuidamos, sempre acompanhados da veterinária. Eles também são castrados vermifugados e vacinados, e quando não estão, que é o caso dos filhotinhos, futuramente a gente faz, quando crescerem. Eles ficam na casa do voluntário até acharmos um lar pra ele”, disse Mayara.
O trabalho do grupo voluntário não termina na adoção do animal. Depois de encontrar um lar para o animal, a GVAM acompanha o seu dia a dia com o novo tutor. Dentro das limitações do grupo, a ONG realiza castrações, resgates e atendimento veterinário. “Por isso a gente pede comprovante de endereço e telefone. A gente fica sempre ligando pra saber como ele está, às vezes visitamos também. Vamos ficar sempre acompanhando o animal”, explicou a voluntária.
Dia da Adoção
No último sábado (21), a ONG GVAM realizou ‘o dia da adoção’. Desde o início da manhã voluntários do GVAM se encontravam no estacionamento do GBarbosa Serraria, realizando um mutirão de adoção de animais. Diversos cães e gatos ganharam um lar por conta dessa iniciativa do grupo Vida Animal Maceió.
Nem a chuva atrapalhou o sucesso da iniciativa. Eram tantas pessoas que aguardavam na ânsia de adotar o seu animalzinho, que os funcionários da GVAM não davam conta da demanda.
Foto: Jessica Pacheco/ Primeria Edição
“A gente pede o CPF, o RG, o comprovante de residência e pede que a pessoa assine um termo de responsabilidade. Não é todo mundo que vai sair com o seu animal daqui, por que não é só querer. A gente conversar com a pessoa, orienta, mas às vezes o perfil não bate”, explicou a voluntária.
A voluntária também explicou que acontece de o cãozinho ou gatinho não bater com o perfil que a pessoa procura. “Tem aquela história, a pessoa quer azul e só quer azul. Se não tem, não serve outra. Paciência.”, completou Mayara.
Para aqueles que se interessaram em acompanhar o trabalho da ONG, o Grupo Vida Animal Maceió tem um site, que ainda está em construção, mas já está no ar: www.gvam.com.br.
Ou pode entrar em contato com os voluntários da GVAM: Lívia Tereza através dos e,livia34tereza@hotmail.com, ou pelo número (82) 8854.0049; Luceli Brito, luceli.brito@globo.com, ou (82) 9625.3013; e Mayara Raysa, mayara_raysa@yahoo.com.br, ou 9168-5787.
Foto: Jessica Pacheco/ Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário