segunda-feira, 30 de maio de 2011

CRESCE O ABANDONO EM SALVADOR/BA

Número de cães abandonados cresce em Salvador (BA)

30 de maio de 2011

Figuras típicas do cenário urbano de Salvador (BA), os cães de rua se tornaram um verdadeiro problema no bairro do Rio Vermelho. Atraídos pela comida dos bares e restos de peixes deixados pelas colônias de pesca, os cachorros abandonados são chegam à região.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Salvador possui cerca de 60 mil cães abandonados. A reivindicação da população do Rio Vermelho de retirar os animais do local, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não pode ser cumprida porque o CCZ não recolhe animais de rua, salvo a comprovação de alguma doença que coloque em risco à saúde pública.
No início deste ano, a ONG Célula Mãe realizou um mutirão de castração para cachorros que vivem nas imediações do Centro de Abastecimento do Rio Vermelho (Ceasa), Mercado do Peixe e Orla. Os cães foram recolhidos pela entidade e, após a cirurgia, acabaram devolvidos ao lugar de origem.
Sem a ação do poder público, o trabalho de resgatar os animais fica por conta de ONGs, que na maioria das vezes não possui condições de receber todos os animais encontrados. Um exemplo é o Abrigo São Francisco de Assis, o maior de Salvador, que cuida de aproximadamente 400 animais, entre cães e gatos, e possui altos gastos, com a compra de quase três toneladas de ração por mês.
Com informações do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário