terça-feira, 24 de maio de 2011

APREENDIDO FILHOTE DE VEADO EM FAZENDA EM ERVAL GRANDE/RS


Filhote de veado em extinção apreendido em fazenda no RS será encaminhado a zoo

23 de maio de 2011

O animal tem cerca de 2 meses de vida (Foto: Comando Ambiental da Brigada Militar/Divulgação)
O Grupo de Polícia Ambiental (GPA) da Brigada Militar de Nonoai (RS) apreendeu na sexta-feira (20) um filhote de veado-virá (Mazama gouazoubira), espécie ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul. O animal foi localizado em uma propriedade rural no município de Erval Grande, norte do Estado.
Conforme o comandante do GPA, sargento Alencar Fontana, o dono da propriedade afirmou ter encontrado o filhote em uma estrada próximo as suas terras e resolveu levar o animal para sua casa, a fim de protegê-lo. O veado estava sob os cuidados da família havia cerca de 30 dias, mas nenhum comunicado tinha sido feito à polícia ambiental ou a outro órgão de meio ambiente.
O infrator responderá a termo circunstanciado por ter capturado e mantido em cativeiro espécie da fauna silvestre sem a devida licença. Para o crime é prevista pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
O filhote foi entregue pela Brigada Militar ao Ibama, que o encaminhou ao hospital veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Segundo a médica veterinária Joana Aurora Braun Chagas, o animal é macho, deve ter cerca de 2 meses de vida e pesa 3 kg. Agora o veado convive com outros dois filhotes fêmeas, sendo um da mesma espécie e o outro um veado-mateiro. Ele deverá permanecer sob os cuidados veterinários até os seis meses de idade e depois será encaminhado ao zoológico da UPF.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário