terça-feira, 24 de maio de 2011

JAGUATIRICA É MICROCHIPADA PARA MONITORAMENTO


Jaguatirica capturada em mata é microchipada para monitoramento da espécie

23 de maio de 2011

Animal é considerado em risco de extinção no País
Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Parque Estadual Dois Irmãos capturaram, na madrugada do último sábado (21), uma jaguatirica (Leopoardus pardalis). O animal, considerado em risco de extinção no País, é uma fêmea adulta, pesa 6,1 quilos e mede 1,4 metro da cabeça até a ponta do rabo.
O felino foi capturado por uma armadilha instalada na borda da mata. Os pesquisadores desenvolvem na área um trabalho de investigação de zoonoses. Foram colhidas amostras biológicas do animal, que foi marcado com uma tatuagem e um microchip, para facilitar a identificação caso ele seja capturado novamente. A soltura, no mesmo ponto onde foi pego, foi realizada no final da tarde do sábado.
Os pesquisadores comemoraram muito a presença da jaguatirica na mata. Não havia registro do animal no parque, que é uma reserva da Mata Atlântica.
“Esse é um animal que está no topo da cadeia alimentar. A presença dele significa que há plenas condições para a sua sobrevivência e mostra também que o parque está muito preservado. Isso é importante para uma mata localizada numa área urbana, com várias comunidades no entorno”, explicou o veterinário e coordenador científico do parque, Daniel Siqueira.
As jaguatiricas são animais que andam sozinhos e juntam-se a outros apenas no período do acasalamento. As fêmeas circulam em um raio de 15 quilômetros e os machos, 40 quilômetros. “Isso ascende a nossa esperança de ter outros da espécie no parque. Se tem uma fêmea, é porque pode ter outros machos próximos”, acrescentou o professor da UFPE, Jean Carlos Ramos da Silva.
Fonte: JConline

Nenhum comentário:

Postar um comentário