segunda-feira, 30 de maio de 2011

APOIO AO IMPEACHMENT DE PREFEITO QUE DETERMINOU O ASSASSINATO DAS CAPIVARAS DE CAMPINAS

Defensores dos animais apoiam impeachment de prefeito que decretou a morte de 13 capivaras em Campinas (SP)

30 de maio de 2011

Votação na câmara contou com a presença de 600 manifestantes a favor do impeachment (Foto: Cassia Filleti)
No dia 23 de maio, a câmara de Campinas (SP) votou com unanimidade pela formação de uma comissão para investigar o prefeito Hélio de Oliveira Santos, e em 90 dias ocorre a votação pelo seu impeachment. Hélio é o prefeito que aprovou a matança de 13 capivaras que viviam confinadas no Lago do Café.
O impeachment
O principal motivo para a queda do prefeito seria seu envolvimento com o chamado Caso Sanasa. Uma investigação de cinco meses apontou falhas contratuais nos documentos da Sanasa, estação de tratamento de água, e resultou na prisão de onze políticos e empresários. A primeira dama de Campinas, Rosely Nassim Jorge Santos, também foi acusada, mas conseguiu aprovação do pedido de habeas corpus.
As capivaras
Elas formavam, há dois anos atrás, uma família com quarenta indíviduos e viviam no único ambiente que lhes restara – um parque municipal, o Taquaral / Lago do Café. Por causa de uma suposta infecção de febre maculosa – doença do carrapato -, foram confinadas em uma área abandonada do parque, onde recebiam tratamento precário.
Manifestante protesta contra a matança das capivaras, em 13 de março de 2011 (Foto: Rogério Capela / AAN)
No começo de 2011, a família contava com apenas 13 capivaras. Com surgimento de novo caso de febre maculosa em um morador humano das proximidades, a prefeitura de Campinas teve a “brilhante ideia” de matar os animais.
Não foram feitos exames satisfatórios que comprovassem a presença da bactéria Rickettsia rickettsii no sangue das capivaras – além disso, a bactéria também se aloja em ratos, gambás, cachorros e cavalos.  Igorando protestos de defensores dos animais e laudos veterinários, o prefeito e o secretário de saúde Francisco Kerr emitiram a ordem para o assassinato em massa, que foi consumado na madrugada de 12 de março.
Com informações do VegTemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário