terça-feira, 24 de maio de 2011

ENCONTRADO RATO QUE SE CONSIDERAVA EXTINTO NA COLÔMBIA


Espécie de roedor considerada extinta é descoberta na Colômbia

24 de maio de 2011

Por Danielle Bohnen (da Redação)
Foto: EFE
Um rato que pode medir até 45 centímetros e com uma particular juba de pelo avermelhado em volta do pescoço que se tem registros datados há mais de cem anos, foi descoberto no norte da Colômbia por um grupo de pesquisadores.
O roedor foi visto no início deste mês na Reserva Natural El Dorado, na Serra Nevada de Santa Marta, disse à EFE Lina Daza, diretora executiva da Fundação PorAves.
O rato de Santa Marta não havia sido visto nem registrado desde 1898, a pesar das tentativas dos pesquisadores em localizar e estudar a espécie.
Daza declara que o animal, de nome científico Santamartamys rufodorsalis, foi descoberto por casualidade por Lizzie Noble e Simon McKeown, voluntários da Fundação ProAves, quando observavam anfíbios ameaçados de extinção.
A espécie era considerada extinta, mas de acordo com Daza, “provavelmente diante dessa descoberta, será considerada em perigo crítico, segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN)”.
Os pesquisadores agora estão preocupados com a forma para desenvolver um plano para salvar a espécie, que está em alto risco de extinção, pois na região habita uma das maiores ameaças: os gatos.
“Esse é um dos maiores riscos, porque os gatos alimentam-se da fauna nativa, o que aumenta os riscos de extinção de algumas das espécies endêmicas da região da Serra Nevada de Santa Marta, uma montanha de 5.775 metros em relação ao nível do mar e é independente dos Andes”.
Mesmo assim, Daza destaca que a reserva natural proporciona refugio seguro e alimentação para espécies como o rato de Santa Marta, que tem hábitos noturnos e pode chegar a pesar 500 gramas.
“A descoberta dessa espécie é um exemplo de porquê torna-se importante a criação de áreas protegidas, que podem garantir espaço para a conservação da tão ameaçada biodiversidade colombiana”, explica.
De acordo com a EFE, a Reserva Natural El Dorado foi criada em 2005 pela Fundação ProAves como apoio da American Bird Cinservancy, World Land Trust-US, Serviço de Vida Silvestre dos Estados Unidos, Lei para a Conservação das Aves Migratórias Neotropicais,  Fundação Loro Parque e Conservação Internacional da Colômbia.
O parque abriga a maior concentração de espécies de aves continentais diversas com população restrita que se possa encontrar em qualquer outra parte do mundo e, além disso, conta com as maiores concentrações de espécies endêmicas e ameaçadas de anfíbios do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário