quarta-feira, 25 de maio de 2011

AS CARNES VERMELHAS E O CÂNCER


Carnes vermelhas e processadas aumentam o risco de câncer de intestino

24 de maio de 2011

O Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF, na sigla em inglês) divulgou um alerta nesta segunda-feira para que as pessoas limitem o consumo de carnes bovina, suína e de cordeiro, além de evitar carnes processadas como presuntos e salames. Isto porque estas carnes aumentariam o risco de câncer de intestino, segundo reportagem do jornal “The Guardian”.
Pesquisadores do Imperial College London, coordenados por Teresa Norat, estudaram 263 pesquisas anteriores sobre dieta, peso e atividades físicas relacionadas ao câncer de intestino e um painel independente de especialistas revisou as conclusões. “Para carnes vermelhas e processadas, descobertas de dez novos estudos foram acrescentados aos 14 analisados no relatório de 2007.
“Há sérias evidências de que estas carnes aumentam a incidência de câncer no intestino,” diz o relatório. Já leite, alho e suplementos alimentares à base de cálcio provavelmente reduziriam os riscos de câncer, segundo os especialistas.
O relatório de 850 páginas é “o mais impositivo relatório já feito sobre os riscos de câncer no intestino”, segundo os especialistas. O professor Alan Jackson, da Southampton University e membro do WCRF, escreveu que “a mensagem clara do relatório é que as carnes vermelhas e processadas aumentam os riscos de câncer de intestino e que as pessoas que querem reduzir esta possibilidade devem ao menos considerar diminuir o consumo”.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário