terça-feira, 24 de maio de 2011

ESCOVANDO OS DENTES DOS GATOS


Saúde oral: higienização diária previne doenças e perda de dentes em felinos

Paciência, carinho e persistência são as chaves para habituar os gatos à limpeza de dentes e gengivas. Cuidado ajuda a evitar o acúmulo de bactérias que podem prejudicar o funcionamento dos rins, fígado e coração


Oferecer água sempre fresca e limpinha, manter uma alimentação balanceada, trocar a areia higiênica, brincar... A lista de cuidados diários de quem tem um felino em casa é cheia de momentos de interação entre o dono e o animal. Aproveitar estes instantes para manter em dia também a saúde bucal do pet é fundamental para o bem-estar geral dos felinos. “Assim como em humanos, a saúde bucal é importante para preservação de uma dentição saudável e prevenção de doenças”, explica a médica veterinária Vanessa Lopes, responsável técnica do laboratório veterinário Mundo Animal.

Quando não são limpos com frequência e de maneira correta, os dentes e gengivas dos gatos acabam funcionando como uma espécie de porta de entrada para o acúmulo de bactérias. Além da perda dos dentes, que prejudica a capacidade de mastigar e a boa alimentação dos felinos, estas bactérias também podem migrar para órgãos vitais e trazer problemas mais graves. “O acúmulo de placa bacteriana pode causar inflamação, dor e levar a perda dos dentes”, esclarece Vanessa. “Além disso, podem ocorrer doenças decorrentes da ingestão das placas bacterianas que se acumulam nos dentes, comprometendo o funcionamento de alguns órgãos, principalmente rins, fígado e coração”, alerta a médica veterinária.

Como fazer?
O ideal é iniciar a rotina de higienização dos dentes quando os felinos ainda são filhotes. “Desta maneira, o gato se acostuma com a manipulação em sua boca e aceita a higiene dental como parte da rotina de cuidados, que deverá ser mantida por toda a vida”. Outra dica importante da especialista é introduzir o processo de limpeza gradualmente fazendo com que o animal se acostume com cada etapa. “O segredo é não traumatizar o gato ao tentar utilizar a escova e pasta logo na primeira tentativa”.

O primeiro passo para que o proprietário consiga realizar uma limpeza eficaz é fazer com que o animal aceite a manipulação dentro de sua boca. “Isso pode ser iniciado com carinho na região em cima dos bigodes. Aos poucos, conforme o gato permitir deve-se levantar a bochecha do animal e massagear a gengiva com um dedo”, ensina. Depois que ele se acostumar com a presença do dedo em sua gengiva e dentes, o proprietário deve habituá-lo ao sabor da pasta dental específica para animais, e só então partir para a escovação de fato. “A escova dental é o último item a ser utilizado”, ensina Vanessa.

Mesmo os gatos que não foram habituados desde pequenos à higienização, também podem se acostumar gradativamente ao processo. “Paciência, carinho e persistência são ítens indispensáveis para tranquilizar os animais que são ariscos à limpeza bucal. Estes gatos necessitam ser adaptados ao procedimento e isso pode levar até alguns meses”, conta. Para auxiliar na aceitação, o proprietário pode ainda fazer um trabalho de reforço positivo, oferecendo um petisco ao animal logo após o fim do processo de higiene bucal. “Dessa forma ele vai passar a associar a limpeza com algo que ele gosta”, sugere a médica veterinária.

Outra dica da especialista em saúde felina é realizar a limpeza todos os dias. “O ideal é realizar a higiene dental diariamente, dessa forma não existe a necessidade de uma escovação intensa e demorada, pois a retirada os restos de alimentos é constante”, diz. “Isso reduz as chances de acúmulo da placa bacteriana e também facilita a aceitação pelos gatos, já que a limpeza acaba se tornando muito rápida!”.

É importante também utilizar uma pasta específica para felinos, com sabores que eles não rejeitem. Na hora de escolher as escovas ou dedeiras, os proprietários devem dar preferência às de menor tamanho. Para finalizar é possível também recorrer a um anti-séptico à base de clorexidina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário