quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROJETO DE LEI TORNA CRIME MAUS TRATOS AOS ANIMAIS EM NEVADA/EUA


Projeto de Lei que criminaliza atos de crueldade contra animais está prestes a ser aprovado em Nevada (EUA)

26 de maio de 2011

Por Helena Terra  (da Redação)
Na foto, o gatinho Puppy com sua tutora, no abrigo Noah’s Animal House, em Las Vegas, Nevada. O abrigo acolhe animais de pessoas que sofreram violência doméstica (Foto: John Locher/Las Vegas Review-Journal)
O estado americano de Nevada está a um passo de aprovar em definitivo o Projeto de Lei 223, que criminaliza certos atos de crueldade contra animais. O projeto foi aprovado pelo Senado e agora aguarda deliberação da Assembléia, em duas semanas.
Segundo informações da Animals Change, O Projeto Lei estipula que qualquer ato voluntário de crueldade contra gatos, cachorros ou outro animal doméstico será considerado de categoria D.
Uma emenda ao Projeto prevê ainda, que se o ato cometido “ameaçar, intimidar, ou aterrorizar outra pessoa” será considerado de categoria C.
O Projeto leva o nome de Lei de Cooney, em homenagem a uma cadelinha que foi violentamente assassinada por seu tutor com um objeto cortante no final do ano passado e faz claro elo entre animais e violência doméstica, hoje cada vez mais considerados como vítimas de tais crimes.
O assassino de Cooney, Rios, tinha um grande passado de prática de violência doméstica não só com outros animais em sua casa, como na vez que usou um alicate para arrancar os dentes do hamster só para provar o que ele poderia fazer caso a esposa o deixasse, mas também com sua esposa, conforme ela mesmo relata em carta apresentada ao comitê de Recursos Naturais, Agricultura e Mineração.
Infelizmente, Rios está livre, mesmo tendo confessado seus crimes, pois não houve flagrante e o crime até então era tido como contravenção.
Segundo Gina Griesen de um movimento pró animais, o Projeto protegerá não apenas animais, mas seres humanos, pois poderão ser pegos os abusadores antes que eles matem a vítima, no momento que eles abusarem ou matarem os animais, ou ainda no momento da ameaça. Não será mais necessário esperar pela morte de um ser humano para pegar esses assassinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário