quarta-feira, 25 de maio de 2011

OS PROBLEMAS DO CANIL DE ARUJÁ/SP


Baixo número de adoções preocupa direção do Canil Municipal de Arujá (SP)

25 de maio de 2011

Depois de um início promissor, com 18 adoções somente nos primeiros 30 dias de funcionamento do Canil Municipal de Arjá, em SP, inaugurado no final de fevereiro, caiu consideravelmente a procura da população pelos animais recolhidos na unidade.
Nas últimas semanas, de acordo com o departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, poucas pessoas procuraram o local com o objetivo de oferecer um novo lar para as dezenas de cães e filhotes abrigados.
A secretária municipal de Saúde, Dagmar Barbosa Corato, manifestou preocupação com a situação. Segundo ela, além de representar uma experiência benéfica para os cães e prazerosa para quem decide cuidá-los, a doação é o único instrumento previsto pela Lei Estadual 12.916 para regular o volume de animais abrigados no Canil: “A legislação, de 2008, regula o controle da reprodução de cães e gatos, proibindo, por exemplo, o sacrifício dos animais e o seu abandono nas ruas”.
De acordo com Dagmar, qualquer cidadão pode adotar um cão ou um gato, sem nenhum custo. Para isso basta, se dirigir à unidade e escolher o animal que deseja, de qualquer porte, idade ou raça. Todos os animais do abrigo são tratados adequadamente e esterilizados, antes de serem colocados para adoção.
Ela também enfatizou que o Canil Municipal não foi aberto para ser um depósito de animais. Ao contrário, por lei, os agentes do setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde somente estão autorizados a recolher animais que estejam doentes ou ofereçam algum tipo de “risco” à população.
A secretária lembrou ainda que a Prefeitura continua investindo no local, com a aquisição de novos equipamentos, para oferecer os melhores cuidados aos animais.
“Hoje existem leis e normas claras sobre como deve ser o trato para os animais, tanto da parte do poder público como da população. No nosso Canil esses cuidados são levados extremamente a sério, mas nós precisamos que a população nos ajude a evitar a superlotação, adotando os animais”.
Guarda responsável
Todos os candidatos à adoção de animais recebem informações sobre a campanha da posse responsável, que trata de todos os cuidados que o proprietário deve ter com seu animal de estimação. Entre eles, a necessidade de espaço, alimentação adequada, acompanhamento do médico veterinário e aplicação de vacinas, além de dedicação de tempo e atenção.
Sobre o canil
O Canil municipal está localizado na Avenida Londres, nº 350 – Takara Belmont – Arujá (SP). O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h30. E às sextas-feiras das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h30.
O telefone do canil para outras informações é o (11) 4651-3473.

Nenhum comentário:

Postar um comentário