segunda-feira, 30 de maio de 2011

GUARDA RESPONSÁVEL EM CATANDUVA/SP

Projeto de Guarda Responsável é realizado em Catanduva (SP)

30 de maio de 2011

Ter um animal em casa requer muito cuidado,
atenção e responsabilidade por tempo indeterminado.
Professores e funcionários da escola EMEI Profª Albertina Diogo Spanazzi, de Catanduva, lançaram um projeto junto com as Secretarias de Educação e também do Meio Ambiente, no último mês, sobre Guarda Responsável de Animais.
O projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos e a população do bairro Jardim Alpino em relação aos cuidados que um animal precisa.
Alunos da escola participam de atividades em relação ao Projeto. Foto: Dvulgação
De acordo com a professora Janaína Segreto Sala, a população de cães e gatos nos centros urbanos é cada vez mais crescente devido às gestações descontroladas de cães e gatos, principalmente de animais abandonados.
Ela afirma que nos bairros próximos à escola existe um grande número de cães e gatos abandonados, principalmente de filhotes que pessoas deixam em frente à escola ou simplesmente no lixo.
“Talvez por se tratar de uma comunidade carente existe a falta de informação e a situação da maioria dos animais nesses bairros é precária. A guarda responsável é a melhor alternativa para começar a combater o problema, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas, pois muitos deles têm tutor, mas não recebem o devido tratamento e respeito”.
O projeto está sendo realizado na escola e nos bairros Jardim Alpino, Cidade Jardim e Monte Líbano.
A professora explica que estão previstas atividades dirigidas às crianças, como teatros, contação de histórias, passeatas, concursos e gincanas, além de atividades de conscientização dos pais e da comunidade, como palestras, exibição de documentários, panfletagem e colocação de faixas e cartazes com frases de conscientização e orientação.
Ela lembra que Catanduva conta com boas iniciativas do poder público e Organizações Não Governamentais no combate ao abandono, maus-tratos e controle populacional de cães e gatos.
“Em decorrência da gravidade do problema, é necessário maior atenção para com os animais abandonados e maior rigidez no que concerne à responsabilidade dos tutores desses animais”.
Existem muitos casos de abandono e maus -tratos de animais, os quais têm tutor, mas ficam soltos nas ruas e muitos acabam sendo atropelados. “Também presenciamos muito abandono de ninhadas. As pessoas parecem simplesmente não se importar com o sofrimento desses animais”.
A expectativa dos envolvidos no projeto é que a população atendida se conscientize em relação ao deveres do homem, animal e meio ambiente. “A proposta da escola é que a Guarda Responsável não seja uma campanha esporádica, mas sim uma prática de cidadania. Desenvolver a conscientização acerca do respeito aos animais beneficia diretamente estes, cujos direitos passam a ser conhecidos, encorajando o senso de responsabilidade”.
Acompanhe
As atividades do projeto já estão em andamento desde o início do ano e deve seguir até o mês de dezembro. Além disso, as atividades do projeto podem ser acompanhadas através do blog adoramosbicho.blogspot.com.
Associação
Catanduva também conta com a Associação Solidária aos Animais, a qual conta com voluntários que doam parte do tempo para cuidar de cães e gatos até que alguém os adote.
O advogado Davis Quinelato faz parte da Associação e auxilia em trabalhos jurídicos na Defesa dos Animais.
“Tenho onze anos de militância na questão da Defesa dos Animais. Lutei incansavelmente para que o Projeto de lei contra os animais não fosse aprovado na Câmara Municipal. O referido projeto previa o extermínio em praça pública de cães ou gatos que relutassem a serem presos pelo Centro de Zoonoses além de enviar animais para serem mortos em Faculdades de Medicina. Coordenei a Comissão do Meio Ambiente da OAB, onde lançamos o abaixo assinado pela despoluição do Rio São Domingos, iniciando uma ampla campanha do Governo Municipal na questão”.
Ele afirma que a campanha feita através da Escola é um marco inicial e deve despertar em várias pessoas o interesse pelo novo e principalmente pela maneira humanitária de respeito aos animais.
“Uma campanha que coloca faixa nas ruas, orienta as crianças a lerem e assistirem vídeo, além da caminhada, tem tudo para começar a mudar a consciência dos envolvidos”.
O advogado espera que o Projeto seja desenvolvido por todas as escolas do Município e afirma que poucas vezes teve a oportunidade de conhecer um projeto tão completo, tanto na forma organizacional quanto na prática.
“Só o fato de passar um dos filmes mais respeitados sobre guarda responsável, que é Fulaninho, o cão que ninguém queria, já demonstra assim a qualidade e dedicação dos mestres professores”.
Outra questão que chamou a atenção do advogado é a proposta de castrar algumas cachorras dos bairros ao final do projeto, ajudando no controle de cães. “Esse método é orientado pela Organização Mundial de Saúde, além é claro de trazer vários benefícios á saúde dos animais e evitar o nascimento desordenado”.
Responsabilidade
O advogado conta que a adoção de cães tem melhorado bastante em Catanduva, mas as pessoas ainda precisam estar conscientes sobre a importância da responsabilidade. “Enquanto os chamados tutores dos animais não se conscientizarem do ato responsável para com seus animais, seja em casa ou mesmo cavalos e vacas, ainda teremos que enxugar gelo por muito tempo. Catanduva precisa ter uma campanha por parte das autoridades de saúde de castração efetiva, somando-se a esse projeto, certamente seriamos exemplo nacional”.
Ele explica que muitas pessoas tratam os animais como se fossem meros objetos. “Esses dias tomei conhecimento de uma cachorra da raça pit bull que foi abandonada com seis filhotes e um saco de ração ao lado, próximo à Rua XV de Novembro. Constantemente nos deparamos com carroceiros chicoteando os cavalos em pleno sol escaldante e sem os cuidados mínimos básicos. Mas tenho esperança que o bem vença e as pessoas possam ser responsáveis em relação aos cuidados com os animais”.
Fonte: O Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário