terça-feira, 31 de maio de 2011

RIO CLARO/SP NO TRABALHO PELA CASTRAÇÃO II

CCZ de Rio Claro (SP) realiza mais de 200 castrações em cães e gatos

30 de maio de 2011

Créditos da Foto: Canal Rio Claro
Em 40 dias de funcionamento, o Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rio Claro (SP) realizou 232 castrações em cães e gatos, superando em muito a meta inicial que era de 100 procedimentos mensais.
“Numa parceria com a Secretaria de Ação Social ampliamos a abrangência dos serviços e, o que é melhor, conseguimos atender a população de bairros distantes e de menor poder aquisitivo. Essas pessoas teriam dificuldades em trazer seus animais até aqui. Então, com base no cadastro fornecido pelo serviço social, fomos até elas e fizemos o transporte dos animais”, afirma Josiel Hebling, coordenador do CCZ.
A população aprovou a iniciativa da prefeitura. “Achei ótimo. Eles vieram até minha, levaram os animais e depois trouxeram de volta, com um serviço muito bem feito, sem cobrar nada”, comenta Maria Simone Dias, moradora do Bonsucesso, que entregou três cadelas para castração. “Isto é muito importante para a cidade, porque quando é filhotinho todo mundo acha lindo e quer ter um, mas, depois que o cachorro cresce, muita gente abandona na rua”, disse Simone.
“O abandono ocorre porque as pessoas não pensam na posse responsável que deve ser iniciada antes mesmo de se adquirir um animal”, afirma Josiel. Ele alerta que um cachorro vive em média 12 anos e depende exclusivamente do dono. “Os filhotes crescem, necessitam de alimentos, vacinação, tratamento veterinário, limpeza e atenção”, diz Josiel.
Outra dica importante ao adotar um cachorro é pensar nos demais moradores da casa para não haver atritos e o animal acabar abandonado. A Fundação de Saúde de Rio Claro realiza palestras sobre guarda responsável de animais. As escolas, empresas, igrejas e associações podem solicitar o agendamento das palestras.
Sobre as castrações, a Fundação de Saúde esclarece que o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, sendo que o serviço de transporte de animais é oferecido apenas para os casos indicados pelo setor de ação social. A cirurgia de castração é de graça para todos os animais (machos e fêmeas).
O Centro Cirúrgico foi inaugurado em 15 de abril deste ano e funciona em prédio preparado com investimentos de R$ 124 mil, do Governo Federal e município. O agendamento é feito pelos telefones 3535-4441 e 3527-0309.
Fonte: Canal Rio Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário