sexta-feira, 27 de maio de 2011

A NECESSIDADE DE EXAMES REGULARES NOS PETS


Cães e gatos devem passar por check-up completo em determinadas fases da vida

27 de maio de 2011

Gatos e cães de pequeno porte devem iniciar avaliações periódicas a partir dos 7 anos; já cães de raças grandes e gigantes devem passar por avaliação a partir dos 5 anos
(da Redação)
Fazer exames regulares em cães de grande porte a partir dos 5 anos, evita problemas de saúde futuros. Foto: Divulgação
Você sabia que seu animal deve passar por uma avaliação médica periódica? Assim como os seres humanos, os animais devem e podem passar por um check-up completo, pois somente desta forma será possível detectar com antecedência ou em fase inicial doenças cardíacas, ósseas, câncer e uma série de outras enfermidades que podem ser tratadas sem maiores riscos quando diagnosticadas precocemente.
“Assim como nós envelhecemos, os animais também envelhecem. Nesse processo os órgãos e sistemas vão sofrendo a ação do tempo e muitas doenças podem aparecer. O diagnóstico precoce é garantia de manutenção de qualidade de vida em certas doenças, igual ao seres humanos, pois cães também têm diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, entre outras”, destaca a Dra Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia.
Animais de pequeno porte devem passar por check-up a partir dos 7 anos, como recomendam os veterinários. Foto: Divulgação
Alguns fatores como raça, tamanho e predisposição interferem na frequência com que deve ser realizada a avaliação médica periódica. Os cães de pequeno e médio porte, assim como os gatos, devem passar por check ups a partir dos 7 anos. Já os animais de porte grande ou gigante como por exemplo, cães das raças Dogue Alemão,  Fila e Mastife, devem iniciar os check ups a partir dos 5 anos. Essa diferença existe devido à menor expectativa de vida dos cães de raças consideradas grandes e gigantes, ou seja, acima de 40Kg.
“Sabemos que algumas raças são mais predispostas a algumas doenças, dessa forma o tutor deve ser orientado pelo veterinário ter um animal de uma determinada raça. Assim, quando sabemos que o animal pertence a uma raça que tem predisposição a problemas urinários, por exemplo, aconselhamos o acompanhamento através de exames de urina, função renal e ultrassonagrafia desde a fase adulta inicial e orientamos ainda o tutor a perceber os sinais de problemas neste sistema”, ressalta a Dra Elaine.
A medicina preventiva pode evitar doenças futuras ou trata-las desde que aparecem, diminuindo o sofrimento do animal. Foto: Divulgação
De acordo com a médica veterinária durante a realização do check-up são solicitados exames de sangue como hemograma completo e avaliação renal e hepática, além de exames de imagem como Raio-X de tórax e ultrassonografia abdominal. Dependendo da idade e das suspeitas clínicas podem ser solicitados também exames de colesterol e hormônios. “O veterinário deve conhecer as predisposições das principais raças para poder direcionar melhor o pedido de exames. O tutor deve ser muito bem orientado para auxiliar nessa checagem”, pondera a Dra Elaine.
Os tipos de exames que devem ser feitos são iguais para todas as raças, pois dependem apenas da idade. Com o passar dos anos também é importante avaliar a urina, a condição da coluna, o colesterol e a glicemia.
“A medicina preventiva tem crescido na medicina veterinária assim como na medicina humana, o que é muito bom. Cresce também o número de consultas que visam à avaliação nutricional do animal. A obesidade canina muitas vezes está relacionada aos maus hábitos alimentares, mas pode estar relacionada a problemas de saúde. Quando excluído as causas patológicas do sobrepeso o ideal é a avaliação anual”, ressalta a Dra Elaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário