segunda-feira, 30 de maio de 2011

TENTATIVA DE PRESERVAÇÃO DE RATOS NA AUSTRÁLIA

Dezenas de ratos de espécie ameaçada são levados para o continente da Austrália

30 de maio de 2011

Por Danille Bohnen (da Redação)
Foto: Wikimedia Commons
O governo australiano transportou 39 ratos da espécie Leporillus conditor das Ilhas Franklina ao continente na tentativa de preservar a espécie ameaçada de extinção, de acordo com a imprensa local.
Os Leporillus, roedores da família Muridae, foram extintos na década de 30 da Austrália continental, por causa da introdução da prática da pecuária, assim, seu habitat foi reduzido ao arquipélago ao sul do país.
Os ratos viverão em uma área limitada no Santuário de Vida Selvagem de Mount Gibson, na Austrália Ocidental, para evitar que sejam atacados por predadores, segundo a rádio ABC.
O transporte dos animais foi realizado de barcos, helicópteros e aviões pequenos, neste mês e com muito cuidado para não causar estresse nos animais, explicou o biólogo David Amstrong. Inclusive uma das fêmeas deu à luz no caminho.
“Esses animais são muito propensos ao estresse e não gostam de ser manipulados por períodos muito longos”, disse Amstrong, “por isso os transportamos com rapidez em caixas com seus próprios ninhos e sua comida”.
A espécie se caracterizam por construir de forma conjunta seus ninhos, usando ramos de árvores e rochas de até um metro de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário