quarta-feira, 29 de junho de 2011

SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ANIMAL EM PORTO REAL/RJ

Prefeitura de Porto Real (RJ) anuncia criação de serviço de proteção aos animais

28 de junho de 2011




Foto: Divulgação
A prefeitura de Porto Real, no RJ, através da Vigilância Sanitária, informou que disponibilizará a partir desta semana os serviços voltados para os animais do município que estiverem sofrendo maus-tratos, abandono ou ainda que estejam em sofrimento ou com zoonoses.  O anúncio foi feito na tarde da última quarta-feira pelo secretário de Saúde do município, médico Alexandre Serfiotis, que esteve reunido com profissionais da Vigilância Sanitária da cidade e representantes da empresa que vai operar os trabalhos. No encontro, que também contou com profissional da Secretaria de Meio Ambiente, foram definidos os detalhes de funcionamento do novo serviço.
“O animal solto nas ruas corre e oferece perigo ao mesmo tempo, pois ele pode sofrer atropelamentos; envolver-se em acidentes de transito; adquirir ou transmitir doenças. Enfim, precisamos nos proteger e também proteger esses animais, promovendo um controle de natalidade, garantindo seu bom estado de saúde, integridade física e possibilitando que eles sejam tratados com carinho e respeito”, destacou Alexandre.
Por sua vez, a médica veterinária da Vigilância sanitária, Cássia Pitassi da Cunha, frisou que todos os procedimentos serão realizados de acordo com as legislações (federal, estadual e municipal) de proteção ao animal. Ela salientou ainda  que “todos os serviços executados pela empresa em relação aos animais passarão pelo controle da Vigilância Sanitária antes de serem executados”.
Segundo os responsáveis pelos serviços, a primeira fase será voltada para a conscientização dos proprietários em relação aos cuidados com seus animais, o que qualificaram como “guarda responsável”. Os telefones da vigilância sanitária são: 3353.4201 / 3353.4302 / 3353.4047.
Serviços
O novo serviço funcionará entre as 8 e 17 horas, de segunda a sexta-feira (ou em casos de emergências) e atenderá os animais de pequeno, médio e grande porte que estiverem em situação de rua. De acordo com os responsáveis pela execução dos trabalhos, a primeira etapa será o recolhimento e encaminhamento dos animais de rua para o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle Animal (Cirac), localizado em Bulhões – os animais serão fotografados tanto no ato do recolhimento quanto na chegada ao Cirac. A partir daí, eles serão cadastrados, receberão vermífugos e passarão por triagem (consulta), sendo tratados, quando detectados outro tipos de patologia.
Os animais de pequeno porte (gatos e cachorros) terão banho e tosa e serão encaminhados para o canil coletivo, sendo isolados os animais agressivos. Os de grande porte, como equinos e bovinos, receberão exame clínico e farão exames de anemia infecciosa (para os equinos) e exames de brucelose e tuberculose (destinados aos bovinos).
Animal apreendido
A partir da apreensão, os tutores terão o prazo de cinco dias úteis para efetuar a retirada do animal (reintegração). Os animais reintegrados por seus tutores serão cadastrados e receberão chip com objetivo de a prefeitura identificar eventuais reincidências de abandono por parte dos seus respectivos tutores.
Vencido esse tempo de cinco dias úteis, cães e gatos (não reclamados por seus respectivos tutores) serão encaminhados para adoção. Os animais de grande porte, como os equinos e bovinos, poderão ser considerados sob a tutela do município.

Castração

No ato da reintegração dos animais apreendidos, os tutores poderão optar por castrar seus animais antes de retirá-los do Cirac. Outra possibilidade de castração disponibilizada pela prefeitura será através de agendamento, que, nesse caso, deverá ser feito na Vigilância Sanitária.
Doação
Os animais recolhidos que não tiverem suas tutelas reclamadas serão encaminhados para doação. No caso dos cães, a prefeitura disponibilizará um trabalho especializado de sociabilização.
Cirac
Os animais recolhidos serão levados para o Cirac, localizado em Bulhões. O Cirac está equipado com canil coletivo, local de quarentena para isolar animais doentes ou antissociais, maternidade para gestantes ou pós-gestantes, sala de cirurgia, sala para banho e tosa, gatil, capineira, pasto, baias, dentre outros. Além de médico veterinário, o local contará com profissionais qualificados, como adestradores.
Com informações do jornal A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário