sexta-feira, 10 de junho de 2011

COMO BEBEM OS CÃES

Depois de gatos, Harvard pesquisa modo de beber dos cães

Publicidade
DO "NEW YORK TIMES"
Um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) de 2010 analisou a maneira como os gatos ingerem líquidos usando a ponta da língua. Agora é a vez da Universidade Harvard desenvolver pesquisa semelhante, mas com outro foco de estudo: os cães.
O zoólogo Alfred Crompton e sua assistente Catherine Musinsky, ambos de Harvard, usaram vídeos de alta velocidade e em raios-X para demonstrar que os dois animais, no fundo, adotam o mesmo mecanismo para beber.
"Cachorros são apenas menos exuberantes e bagunceiros ao beber. Parece que eles sugam o líquido", explica Crompton, "mas agem exatamente igual aos gatos."
Tanto o gato quanto o cão usa a língua para formar uma "coluna líquida". Antes que a bebida caia, eles abrem a boca e a jogam para dentro.
A ponta da língua do cachorro, entretanto, penetra o líquido de uma forma um pouco mais profunda do que a do gato, e espalha mais líquido durante a sucção, explica Crompton.
Isso gera a falsa impressão de que os cães fazem um movimento em concha.
O objeto de teste no estudo --publicado na edição atual do jornal "Biology Letters"-- foi a cadela de Crompton, chamada Mathilda.
Uma vez que o líquido estava na boca de Mathilda, os pesquisadores viram que ele era mantido em sulcos --ou rugas-- no céu da boca antes de descer pela garganta.
Esse local intermediário para o líquido permite que Mathilda, assim como outros de seus pares, deem lambidas contínuas e suguem outra coluna de líquido sem perder a anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário