quinta-feira, 9 de junho de 2011

MAIS UM CASO DE CRIADORES INESCRUPULOSOS

reze cães maltratados em Jaraguá do Sul (SC) aguardam adoção

08 de junho de 2011




Por Lilitiss
Em colaboração para a ANDA
Foto: Divulgação
Treze cães que foram maltratados em Jaraguá do Sul, SC, agora estão à espera de adoção. A polícia levou os tutores dos animais à delegacia mas não foi confirmada agressão. Os dias de fome e sede acabaram para 13 cães que moravam em uma casa do bairro Jaraguá Esquerdo.
Alguns deles são da raça bloodhound e outros são vira-latas que eram mantidos em um local sem estrutura ou higiene. Acabaram sendo recolhidos pela Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra), com apoio da polícia.
Os animais estão sendo cuidados por voluntários e clínicas e estão à espera de um novo lar. Há 15 dias, vizinhos denunciaram à Ajapra que mais de dez cachorros estavam sendo maltratados. Na semana passada, uma das voluntárias foi ao local. Os tutores disseram que eram apenas três cachorros e que eles estavam sendo alimentados normalmente. Desconfiadas, as voluntárias organizaram uma operação com apoio da polícia para flagrar o descaso. No sábado, o grupo foi até a casa. Os donos, que não tiveram o nome revelado, deixaram a equipe entrar.
Foram encontrados 13 cães que estavam magros e debilitados. “Os cães estavam em um local sem estrutura. Era como se eles vivessem em um chiqueiro”, lamentou a voluntária Ione Bauer. A suspeita das voluntárias é de que os tutores estivessem vendendo os animais mestiços como se fossem de raça.
A PM levou a dupla até a delegacia, porém, como não foi confirmada a agressão aos animais, eles foram liberados.
Os animais foram divididos: seis estão na Clínica Veterinária Duhan Tamys – entre eles um filhote de cerca de um mês – quatro na Clínica Schweitzer, um na Clínica Amizade e dois na casa de voluntárias.
“Agora eles estão bem. Prontos para um novo lar”, diz Sirlei Rank, presidente da Ajapra.
O veterinário Diego Franzoi afirma que os cães podem ser recebidos por uma família com crianças. Apesar de debilitados, eles não estão doentes. Para adotá-los, basta ligar para (47) 9123-0657 a partir das 16h.
De acordo com a presidenta da Ajapra, Sirlei Rank, em média, 40 animais entram para doação na entidade por mês. Porém, a instituição não tem sede própria nem abrigo. “Nós somos contra abrigos e canis. Acaba virando um depósito de animais e mais uma desculpa para os moradores abandonarem seus animais. Acreditamos que os animais precisam ter uma casa onde possam ganhar carinho”, avalia Sirlei.
O Ajapra usa a internet para divulgar quais são os animais que tem para doação. “As pessoas podem nos procurar pelo telefone e pelo e-mail, que cadastramos os animais no site, com foto, para adoção. Entramos em contato com estas pessoas, mas, antes, tentamos sensibilizá-las para não abandonar os animais”, conta a presidenta.
Os interessados podem entrar em contato com as voluntárias pelo site www.ajapra.org.br, na seção Fale Conosco, pelo e-mail ajapra@ajapra.org.br ou pelo telefone (47) 9123-0657.

Nenhum comentário:

Postar um comentário