sexta-feira, 10 de junho de 2011

LISTA DOS ANIMAIS EM EXTINÇÃO EM SANTA CATARINA

Lista dos animais em extinção em Santa Catarina será divulgada nos próximos dias

10 de junho de 2011




A lista dos animais ameaçados de extinção em Santa Catarina deve ser oficializada nos próximos dias, com a divulgação no Diário Oficial. O parecer é aguardado desde julho de 2010, e foi aprovado em abril pelo Conselho de Meio Ambiente. ‘’É muito importante o conhecimento das espécies que estão em ameaça para que se estabeleçam ações concretas de preservação’’, destaca o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores.
Assim que for oficializada, a Fatma vai fazer ações conjuntas com a Polícia Ambiental para reduzir o crime ambiental. O presidente salienta que todas as regiões do Estado serão fiscalizadas. “Pretendemos mostrar a todas as pessoas os riscos existentes em se cometer crimes ambientais. Esperamos que todos cumpram a lei”, afirmou.
Serão lançadas campanhas de conscientização para a importância da preservação das espécies e para a ajuda da população na fiscalização dos crimes. A lista dos animais em extinção foi feita pela organização não-governamental Ignis, com sede em Itajaí, no Litoral Norte, entre 2007 e 2010.
Em 2008, a Fatma destinou R$ 360 mil para financiar o estudo que envolveu mais de 100 pesquisadores de todo o país, principalmente das áreas de biologia e oceanografia, e avaliou 1961 espécies de Santa Catarina. O Estado é o único da região Sul e Sudeste que ainda não conta com uma lista oficial de animais ameaçados.
Fonte: Radio Criciuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário