segunda-feira, 13 de junho de 2011

O BANHO DOS ANIMAIS

Como os animais tomam banho

12 de junho de 2011




Divulgação
Se você não é fã de chuveiro, adoraria ser uma serpente. Ela só toma banho umas três vezes por ano! E é prática: troca a pele inteira, como quem tira a roupa. Debaixo surge uma pele limpinha.
Os animais selvagens, do mato, não tomam banho com xampu, sabonete e água, como os animais que moram que em nossa casa. O elefante, por exemplo, banha-se com terra, que joga sobre a pele com sua tromba. A terra funciona como um protetor solar e também livra o animal dos parasitas.
Outro motivo para o banho, além de cuidar da saúde, é atrair o parceiro. As aves são das mais limpinhas e o tempo todo se escovam com a ajuda do bico. Depois de mergulhar na água, ajeitam as penas para evitar o visual punk.
Tico-tico, rolinha e mutum gostam de banho de areia. Elas se metem em montinhos, deixando os grãos de areia entrarem por suas penas e levarem embora a sujeira.
Para o macaco, tomar banho é também catar outros bichos -como piolhos e pulgas- no companheiro.
Já os felinos como leão e onça gostam mesmo é de banho de língua. Por ser áspera, funciona como um pente e retira sujeiras. Lagartixas também, lambem os olhos para limpá-los e enxergar melhor.
Porco, o injustiçado
Quem não gosta de tomar banho logo ganha o apelido de “porquinho”. Mas o biólogo Danianderson Carvalh, defende o animal. “O porco é bem limpo. Além de escolher um lugar para fazer as necessidades fisiologicas, adora banhos de lama, o que, para ele, é estar se limpando”, conta.
Divulgação
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário