segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTIAGO DO CHILE DESISTE DE MULTA PARA QUEM ALIMENTAR CÃES DE RUA

Prefeito de Santiago do Chile desiste de multa para quem alimentar cães abandonados

12 de junho de 2011




Por Danielle Bohnen (da Redação)
Foto: Divulgação
O prefeito da cidade de Santiago do Chile, Pablo Zalaquett,  assinou uma norma municipal a qual proíbe qualquer pessoa de alimentar cães nas ruas, sujeito à multa, que entraria em vigor a partir do mês de agosto. Conforme publicado pela ANDA.
Porém a prefeitura encontrou muita pressão por parte das organizações de proteção animal, que conseguiram uma reunião com autoridades da Higiene Ambiental e acudiram à Colisão para o Controle Ético da Fauna Urbana (CEFU) e à Proanimal Chile. A reunião contou também com a presença do prefeito e do presidente do programa de Guarda Responsável, Dr. Osvaldo Guzmán e ficou acordado que  norma seria reescrita, excluindo o artigo que proíbe a alimentação de cães de rua. Para tal, foi formada uma Mesa Técnica de Trabalho, com representantes animalistas e da prefeitura, que terá 15 dias para apresentar a nova norma.
De acordo com Zalaquett, a intenção é incluir os animalistas como “sócios”, a fim de trabalhar de forma mais eficiente a problemática dos animais abandonados, de acordo com o jornal PrensAnimalista.
A norma estabelece também um artigo que promove um Fundo de até cem mil pesos para atender aos cães atropelados e feridos nas ruas.
Protestos
Por sua lado, as organizações animalistas, se uniram nas redes sociais, que conta com mais de cindo mil membros.
Uma das organizadoras, Maria Paz, afirma que esse protesto é contra a todas as normas municipais do Chile, que multam quem alimentar cães abandonados.
“Em todo o país existem artigos absurdos nas normas municipais, que multam as pessoas que alimentam animais de rua. Mas não há nada para sancionar o abandono e nem se resolve o problema na raiz”.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário