sexta-feira, 10 de junho de 2011

OS PÁSSAROS NAS METRÓPOLES

Pássaros com cérebro grande vivem melhor em metrópoles

Publicidade
DO "NEW YORK TIMES"
Um estudo sueco afirma que os pássaros com cérebro de dimensão superior à do corpo têm maior probabilidade de viver em metrópoles --somente alguns tipos de aves são capazes de se adaptar a cidades grandes.
O tamanho do cérebro já esteve vinculado à capacidade dos animais de várias espécies desenvolverem novos comportamentos e se adaptarem a ambientes em constantes mudanças.
Para o estudo sueco, os pesquisadores catalogaram o tamanho do cérebro e a massa corpórea de 82 espécies --geralmente aves que vivem em poleiros-- e as categorizaram por seu êxito (ou a falta de) de viver em 12 cidades europeias.
Entre os pássaros, os pombos são exceção. "Eles têm cérebros pequenos", diz o autor principal do estudo, o professor-assistente de biologia evolutiva na Universidade de Uppsala, Alexei A. Maklakov.
No caso deles, o ambiente urbano fornece uma aproximação de seu habitat natural, fazendo com que precisem de pouca capacidade intelectual para se adaptarem.
São inúmeros arranha-céus que lembram as montanhas sobre as quais eles se aninham na natureza, argumenta Maklakov. "Eles não precisam inventar maneiras de encontrar comida."
Os autores especulam que o crescimento da urbanização possa resultar em um declínio de longo prazo das espécies com cérebro menor.
O estudo consta na "Biology Letters".

Nenhum comentário:

Postar um comentário