terça-feira, 14 de junho de 2011

PADARIA VEGANA EM PORTUGAL

Padaria vegana faz sucesso em Portugal

14 de junho de 2011




Foto: divulgação
Na Bake the Difference, os produtos de origem animal ficam da porta para fora. Conta uma vitrine recheada de guloseimas confeccionadas sem ovos ou açucares refinados, com o mesmo aspecto apetitoso que o de uma confeitaria dita convencional. “Aqui é tudo de açúcar mascavado para cima”, explica Eunice Silva.
Não leia na observação alguma ponta de elitismo. Antes de formar ideias, prove uma fatia de bolo de chocolate, um cookie de chá verde e cajun ou o já consagrado bolo de cenoura e raspas de amêndoa. O conceito é biológico, e ao contrário dos preços que costumam acompanhar os produtos com este selo, o cardápio da casa é bem acessível. “Já somos diferentes por termos um conceito vegetariano, temos um nome estrangeiro. Podíamos ter apostado num nicho específico mas preferimos chegar a todos”
A empresa surgiu em 2006 mas só há duas semanas abriu portas na Rua de São José. Eunice começou por aceitar encomendas para fora, serviço que continua a ser prestado na morada física, bem como catering para casamentos, aniversários e outras festas. No número 23, onde já funcionavam e continuarão a funcionar cursos de culinária vegana aos fins-de-semana, para adultos e crianças.
No almoço servem-se clusters de cereais com morangos ou frutos secos com leite vegetal bio. Há torradas com compotas de milho e abóbora, tartines com queijo-creme de azeitona ou ervas, tostas e sanduíches com legumes assados, tofu fumado ou manteiga de amendoim. Ainda para os almoços, um dos períodos mais concorridos, há saladas com grão, amendoim e sésamo, e massa integral com brócolos. Para conjugar, sumos naturais e sopas. Todos os artigos são feitos na Bake, à excepção do pão, que varia entre o alentejano e a broa de milho.
Aliás, porque o espaço está aberto ao público há pouco tempo, os produtos vão variando todos os dias, desafiando o feedback dos clientes. “Estamos sempre em experiências. Também é um projeto educativo. Mantemos clientes de anos e outros mais recentes. A maior parte não é vegetariana”. É aqui que a ética se encontra com as restrições alimentares. Na Bake the Difference tentam personalizar o atendimento nas encomendas, pensando também naqueles que sofrem de alergias ou diabetes. A padaria funciona durante semana até às 18h30, mas a pedido de muitas famílias veganas, e não só, o horário deverá ser ampliado em breve.
Serviço:
Rua de São José, 23, Lisboa
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h30
Também no Facebook e em breve em bakethedifference.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário