terça-feira, 14 de junho de 2011

INSITUIÇÕES AJUDAM ANIMAIS VÍTIMAS DO FURACÃO NOS EUA

Instituições ajudam animais depois de passagem de furacão

14 de junho de 2011




Por Natalia Cesana  (da Redação)
Na foto, Claude e Roberta Cyr com seus animais (Créditos: Don Treeger/The Republican)
Snowball, um gato cujas patas raramente tocaram a grama, sobreviveu sozinho por mais de uma semana no meio dos escombros resultantes da passagem de um tufão na região de Massachusetts (EUA), no dia 1º de junho.
Os tutores do gato branco, Roberta e Claude Cyr, pensaram que nunca mais o veriam. “Pensamos que ele estava morto”, disse Claude, de 76 anos, segundo informações do jornal MassLive.com.
Receios parecidos são muito comuns entre os moradores das áreas devastadas. Mas lugares como o Centro Thomas J. O’Connor de Adoção e Controle Animal (www.tjoconnoradoptioncenter.com) e a Sociedade Humanitária Dakin Pioneer Vallery (www.dpvhs.org), que também foi atingida pelo furacão, têm tomado conta dos animais e ajudado as pessoas a encontrá-los.
Dakin está cuidando de aproximadamente 100 animais da região de Springfield até que seus tutores os localizem.
Os Cyrs, após o furacão, pegaram os três cães de pequeno porte, cuidadosamente colocaram a coleira neles e enfrentaram chuva, vento e trovão. “Tínhamos que ir de um vizinho a vizinho na tentativa de lutar contra a tempestade”, disse Roberta, de 63 anos. Snowboll e Baby, o outro gatinho, estavam longe de ser encontrados.
As notícias ruins para os Cyrs continuariam até o dia seguinte quando o mais velho dos cahorros, Peanut, um fox terrier de 11 anos, estava apavorado com os trovões e precisou ser colocado no T.J. O’Connor. “Não podíamos tomar conta dele”, disse Roberta.
O Centro T.J. O’Connor ajudou os Cyrs acolhendo também os outros dois cachorros, os chihuahuas Peewee and Buffy.
Ao retornarem para o que restou da casa, os Cyrs encontraram Baby agachado na escada do sótão.
Desde então, o casal Cyr começou uma rotina diária: visitar os animais todas as tardes, onde eles são mantidos em uma área privada, e procurar por Snowball nas redondezas.
Eles dizem que Peewee e Buffy parecem saber quando eles estão chegando e que, muitas vezes, são esperados na porta.
Um aviso de que Snowball estava sumido fez com que Lori Charette, do Departamento de Controle de Animais, rapidamente colocasse uma armadilha no quintal dos Cyrs com comida, uma camiseta de Claude e chumaços de pelos dos outros animais para que Snowball sentisse um cheiro familiar.
A boa notícia veio de manhã quando Charette encontrou Snowball miando dentro da armadilha. Os Cyrs estavam comprando suprimentos de emergência no supermercado quando foram avisados. Snowball estava um pouco desidratado e pálido, mas no geral estava bem.
O próximo passo para os Cyrs é encontrar um lar temporário até que a casa deles seja reconstruída.
Após a tragédia, Dakin, que sofreu danos importantes com a passagem do furacão, e TJ O’Connor dividem as funções. A de Dakin é principalmente cuidar dos animais que as pessoas abandonaram e prestar cuidados temporários aos animais. T.J. O’Connor, por sua vez, resgata e salva animais que estão vagando desamparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário