quarta-feira, 29 de junho de 2011

AS AVES ENXERGAM MAIS CORES QUE NÓS

As aves visualizam mais cores do que as pessoas

28 de junho de 2011




Divulgação
A natureza dotou as aves de uma exuberante gama de cores nas suas plumagens que supera qualquer outro grupo de vertebrados. O desenvolvimento do seu sentido da visão permite-lhes distinguir muito mais as cores do que os humanos, segundo um estudo publicado esta semana na revista “Behavioral Ecology”.
A retina das aves conta com cones adicionais que são sensíveis à gama ultravioleta, pelo que podem ver cores que são invisíveis aos humanos. A investigação realizada em conjunto por cientistas das universidades de Harvard (EUA) e de Cambridge (Reino Unido), mostra que ao longo de milhares de anos, a plumagem das aves evoluiu à medida que se criavam novos pigmentos e cores estruturais.
“As nossas roupas eram bastante monótonas antes da invenção das tintas. Depois, quando tingir os tecidos se tornou mais barato, houve uma explosão de roupa colorida que vestimos até agora. Algo semelhante parece ter ocorrido com as aves”, explica o investigador Richard Prum, co-autor do estudo. Desde a algum tempo, que os ornitólogos crêem que as cores das plumas têm diversas funções. Por exemplo, servem para se camuflarem, emitir sinais a outros animais ou no cortejo para conseguirem um parceiro.
Com o passar dos anos, as aves foram evoluindo até conseguirem uma combinação de cores que inclui vários pigmentos de melanina (que dão à pele humana a sua cor), pigmentos carotenoides (que vêm da dieta alimentar) e cores estruturais (como o azul dos olhos humanos). Os investigadores assinalam que a gama cromática dos pássaros primitivos devia ser muito reduzida, dominada por cores baseadas nos pigmentos de melanina. Com o tempo, os novos mecanismos de coloração permitiram que as plumas tivessem novas cores, que possivelmente permitiam novos sinais de comunicação.
Na realização deste estudo tomaram-se 965 amostras de plumas procedentes de 111 espécies de aves. As amostras eram representativas de todos os mecanismos de coloração das plumas. Para além disso, também se analisaram 2.350 plantas coloridas, onde se incluíam uma ampla variedade de flores, para termo de comparação.
Durante anos os cientistas tentam averiguar como é que as aves conseguem as suas cores. Neste trabalho, no entanto, os investigadores centraram-se em estudar como é que estes animais percebem a variedade cromática da sua plumagem. Segundo asseguraram, a resposta é que os pássaros distinguem muito mais cores que os humanos e são capazes de ver muito mais cores do que as que têm na sua plumagem.
Os investigadores assinalam que não sabem porque é que as aves desenvolveram a capacidade de produzir na sua plumagem cores que são invisíveis aos seres humanos, tais como o ultravioleta amarelo. Na verdade, apenas produzem aproximadamente entre 26 a 30% de cores que teoricamente são capazes de se ver e distinguir. Para o explicar, os investigadores sugerem que algumas cores são difíceis de ver ou de fabricar (devido a mecanismos fisiológicos) enquanto outras podem ter algum tipo de desvantagem ou não serem tão atrativas (pela seleção natural e sexual).
Richard Prum, por sua vez, esclarece que isso não significa que a paleta de cores das aves não possa evoluir e adicionar novas cores à sua já deslumbrante gama cromática.
Fonte: Naturlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário