quarta-feira, 18 de maio de 2011

PETS DE GRAMADO TERÃO QUE USAR MICROCHIP

Cães e gatos de Gramado (RS) passarão a usar microchip

18 de maio de 2011

Tutores têm 180 dias para aderir à lei da chipagem aprovada segunda-feira na Câmara.
A guarda responsável e um controle ainda maior sob a saúde pública foram os principais motivos que fizeram a Secretaria de Saúde de Gramado encaminhar para a Câmara de Vereadores um projeto de controle de gatos e cães do município.
Foram estes, também, os motivos que levaram o Legislativo gramadense a aprovar a proposição na sessão ordinária de segunda-feira, 16. O projeto determina que dentro de 180 dias todos os felinos e caninos do município sejam chipados, sendo registrados eletronicamente através de um microchip.
O Departamento de Controle de Zoonose e Vetores, da Secretaria de Saúde de Gramado, será o responsável por todo o processo de chipagem e controle dos animais.
“Todos os cães e gatos deverão ser registrados junto ao órgão competente. Eles serão chipados entre o terceiro e sexto mês de idade, quando receberão a vacina contra a raiva. Será enviada uma notificação para aqueles tutores que não aderirem a Lei, o qual terá 30 dias para regularizar a situação junto ao Departamento de Controle de Zoonose e Vetores”, destacou o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen.
Serão 12 profissionais trabalhando junto ao Departamento de Zoonose e Vetores. “Estamos iniciando um novo trabalho na comunidade, que é o da guarda responsável. Sabemos que em Gramado, assim como em diversas outras cidades do RS existem centenas de animais abandonados pelas ruas. Com este projeto, eles serão recolhidos e, através do microchip serão identificados e seus tutores chamados. O projeto não só irá resgatar animais abandonados, mas também propiciará um controle sobre a quantidade de animais existentes em nossa cidade, os cuidados que devem receber e as condições em que vivem”, destacou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário