quarta-feira, 18 de maio de 2011

TV CANADENSE PROMOVE O CONSUMO DE CARNE DE CAVALO

Programa de TV canadense choca com receita de carne de cavalo

18 de maio de 2011

Por Lobo Pasolini (da Redação)
Foto: Reprodução
Um episódio do programa Top Chef Canada que foi ao ar nesta segunda-feira (16) na Food Network desencadeou críticas por causa do uso de cavalos para consumo humano.
O episódio vai apresentar um desafio de culinária que terá um chef usando carne de cavalo. Foie gras também estará no menu.
A Canadian Horse defence Coalition disse que o programa conseguiu em uma tacada apenas insultar os telespectadores, alinhar-se com indústrias cruéis e promover péssimos hábitos alimentares.
No Canadá existem matadouros de cavalos, para onde são enviados centenas de milhares de animais vindo dos Estados Unidos. Muitos eram explorados como animais de exibição, corridas, companhia ou haviam sido explorados pela indústria do Premarin, que usa urina de égua para fazer remédios para mulheres na menopausa. É uma viagem de horror que põe fim a uma vida de exploração.
Além da questão ética, existe a questão de saúde em se tratando de carne de cavalo. Eles regularmente recebem dosagens de drogas e suplementos que podem ser cancerígenos, já que eles não são oficialmente criados para serem comidos.
A Equine Welfare Alliance acredita que o desafio de culinária na TV faz parte de uma estratégia de marketing para promover o consumo de carne de cavalo e desensibilizar o público quanto à matança desses animais.
Já foi criada uma página no Facebook convocando para o boicote ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário