segunda-feira, 23 de maio de 2011

ANIMAIS SILVESTRES LIBERTADOS NA MATA ATLÂNTICA

Ibama liberta animais apreendidos em áreas de Mata Atlântica, em PE

22 de maio de 2011

Animais silvestres apreendidos pelo Ibama foram soltos em áreas de mata atlântica na manhã deste sábado (21). São animais que foram capturados para a venda e que passaram a viver em cativeiro. No reencontro com a natureza, os bichos se sentiram em casa.
Eles perderam a liberdade quando foram retirados do habita por traficantes de animais silvestres e depois apreendidos pelo Ibama. Passaram a viver enclausurados em espaços apertados no Centro de Triagem de Animais Silvestres, que está super lotado com 394 animais.
Os técnicos tentam transferir os animais para um local mais amplo e aguardam uma definição da Prefeitura do Recife desde o ano passado. “Nós estamos ainda no aguardo da definição de uma área que para nós seria a mais adequada do antigo incinerado, mas tempos também outras áreas que estão sendo estudadas. Aí, esperamos que resolver isso num menor espaço de tempo possível”, explica Ana Paula Pontes, superintendente do Ibama.
Em meio as limitações e precariedades, uma boa notícia. Foi criado por lei o Dia do Animal Silvestre do Cativeiro Doméstico em Pernambuco. Uma oportunidade para refletir sobre um velho hábito que estimula o tráfico e condena os animais da mata ao cativeiro. “Esperamos criar campanhas educativas nas escolas, pelos meios de comunicação do Governo, pela própria imprensa”, destaca o deputado Daniel Coelho (PV).
No Ibama, os animais das espécias que podem viver livres foram preparados para fazer o caminho de volta neste sábado. Apenas este ano, em Pernambuco, 2 mil animais silvestres foram devolvidos as matas. Uma tarefa que se repete toda semana .
As áreas de soltura são mantidas em sigilo em todas as regiões do Estado. “São áreas de pessoas que disponibilizaram para a gente, então, elas mesmas oferecem a estruturar adequada e alojamento. Aí, fica mais fácil de controlar”, afirma Edson de Andrade, analista ambiental do Ibama.
O dia 03 de março foi o escolhido para ser o Dia da Libertação dos Animais Silvestres do Cativeiro Doméstico no Estado. Nessa data, o pernambucano Luiz Gonzaga compôs a música Asa Branca.
De acordo com a Prefeitura do Recife sobre o espaço para onde devem ser transferidos animais que estão no centro de triagem do Ibama. A prefeitura informou que a Secretaria de Meio Ambiente do Recife está fazendo uma análise técnica e legal para ver a possibilidade de implantar um centro de triagem de animais em um terreno localizado no bairro do Curado.
A Prefeitura também disse que a Brigada Ambiental do município tem ajudado o Ibama a cuidar dos animais silvestres apreendidos.
Fonte: PE 360º

Nenhum comentário:

Postar um comentário