segunda-feira, 23 de maio de 2011

OS URSOS NA ESLOVÁQUIA

Ursos que circulam em áreas urbanas serão monitorados na Eslováquia

21 de maio de 2011

Conservacionistas da Eslováquia iniciaram um projeto para colocar coleiras com tecnologia GPS e estudar o comportamento do urso pardo europeu.
O país conseguiu conservar a espécie, cerca de mil vivem na Eslováquia, mas com a perda do habitat e do medo dos humanos, os ursos entram nas araes urbanas em busca de comida.
Graham Bishop, que trabalha no Projeto Urso com os ambientalistas do Parque Nacional do Alto Tatras, conta que o grupo colocou a coleira em uma ursa de cerca de 130 quilos, que estava perto dos vilarejos.
Ambientalistas colocam coleira com GPS em ursa na Eslováquia. Foto: Divulgação/BBC
Os cientistas deram um sedativo para a ursa, que caiu na armadilha, usando um dardo de tranquilizante e, segundo Graham, ainda foram necessários 20 minutos para o animal dormir.
Depois de ter certeza de que a ursa estava anestesiada, os cientistas a retiraram da armadilha, tiraram suas medidas e instalaram a coleira com o GPS. Quando o efeito do tranquilizante passou, a ursa, equipada com a coleira, que a equipe apelidou de Galina, acordou lentamente e voltou para a floresta.

Quatro anos
A coleira com GPS tem uma bateria que dura quatro anos e, com o equipamento, os cientistas poderão saber onde os ursos estão a cada hora e saber exatamente o que eles fazem durante o dia e a noite.
“Durante a noite, todos sabem que os ursos estão em busca de alimentos nas latas de lixo, mas o que queremos saber é se, durante o dia, os ursos voltam para a montanha ou se ficam na área urbana”, afirma Bishop.
Com os dados sobre os ursos em mãos, os cientistas podem encontrar um caminho para preservar a espécie longe dos humanos, principalmente com o aumento do turismo na região. Assim, a expectativa torna-se favorável para os animais.
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário