segunda-feira, 9 de maio de 2011

MATANÇA DE ONÇAS NO MATO GROSSO DO SUL

Polícia Federal descobre matança de onças em fazenda de Aquidauana (MS)

06 de maio de 2011

Foto: Divulgação
O Ibama e a Polícia Federal localizaram após ver um vídeo, uma matança de onças em uma fazenda situada no município de Aquidauana, no MS. No local foram encontradas duas cabeças de onças-pintadas, couros de outros animais silvestres e armamentos de uso restrito de órgãos de segurança, entre eles, uma pistola 357, fuzis de caça, espingardas e uma enorme quantidade de munição. Todo o material foi apreendido.
A apreensão é um desdobramento da operação Jaguar, que, em julho de 2010, desbaratou uma quadrilha de caçadores de onças (estrangeiros e brasileiros) no pantanal. Agentes do Ibama e da Polícia Federal continuam a investigar o envolvimento de outros fazendeiros do pantanal na matança de onças.
A ação desencadeada nesta semana começou com um vídeo enviado por um denunciante norte-americano após tomar conhecimento da operação Jaguar. Com esse material, agentes do Escritório Regional do Ibama de Corumbá e da Polícia Federal chegaram ao novo alvo.
Após a perícia, o Ibama lavrará o auto de infração e multará a proprietária da fazenda. A multa regular para esse tipo de crime ambiental é de R$ 5 mil por animal abatido já que a onça pintada está na lista de animais ameaçados de extinção, mas a penalidade deverá ser dobrada por envolver também o uso comercial para fins de turismo.
Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário