quarta-feira, 18 de maio de 2011

EUA QUER PRESERVAR OS ESQUILOS

Força Aérea dos EUA pretende criar detector de esquilos para preservar a espécie

18 de maio de 2011

Aparentemente, os esquilos invadiram a área de treinamento das aeronaves. Ou será o contrário?
O esquilo de Mojave está entre as espécies ameaçadas pelos treinamentos militares no deserto da Califórnia. Foto: PopSci
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) quer desenvolver um sistema de detecção de esquilos no deserto de Mojave, que é área de treinamento das aeronaves com o lançamento de bombas e mísseis. Agora, a USAF quer criar um sistema de detecção de esquilos, para evitar maiores danos à espécie.
O blog Danger Room, do site da revista Wired, explica que por uma lei de proteção às espécies ameaçadas de extinção, o Departamento de Defesa (responsável pela USAF) deve monitorar as espécies existentes no deserto, além de manter e proteger seu habitat. Em sua área de treinamento, o caso mais grave parece ser o do esquilo de Mojave.
Por isso, o Departamento de Defesa (DD) dos EUA agora quer estimular o desenvolvimento de um sistema acústico para a detecção não apenas dos pequenos roedores, mas de outros animais do deserto. A ideia é desenvolver um dispositivo que possa captar e identificar os sons de animais e criar uma espécie de mapa de atividade das espécies, para que a USAF saiba o local que pode ser bombardeado. Além disso, o DD garante que tal aparelho será importante também para a comunidade científica.
O site PopSci destaca que a utilização dos sons dos animais para sua identificação é mais utlizada em cetáceos e aves. Entretanto, o site ainda lembra que existem outras formas de identificação e mapeamento de espécies, como o “scanner de zebras”.
Fonte: DPavani

Nenhum comentário:

Postar um comentário