sexta-feira, 13 de maio de 2011

DOAÇÃO DE SANGUE SOLIDÁRIA NOS EUA

Cães e gatos doam sangue para salvar outros animais

13 de maio de 2011

Por Helena Terra  (da Redação)
Créditos: David Carson
Além de felino, Paul Burns é um doador voluntário de sangue.
Cães e gatos como Paul podem seguir seu exemplo e ajudar amigos de quatro patas doando sangue, no mais novo banco de sangue veterinário do Missouri, nos EUA, dentro de uma clínica veterinária.
Segundo informações do jornal St. Louis Today, Paul, que morou na clínica por muitos anos, ajudou a salvar a vida de um filhote de gato que estava com um parasita que atacava suas células vermelhas. Outros gatos da casa como Bart, Possum e Hopper são também doadores regulares.
Recentemente, o banco de sangue animal recebeu sua primeira doação de um pit bull chamado Rico Suave. O cão que fora resgatado sentou-se calmamente enquanto técnicos em veterinária retiraram a quantidade de sangue permitida de sua veia jugular.
Todo o sangue retirado é testado e armazenado em um freezer para ser usado por animais que necessitam de transfusão de sangue, por terem sofrido traumas ou doenças que os deixaram com algum quadro anêmico.
“Eu incentivo os tutores de animais a considerarem a possibilidade de colocar seus animais na lista de doadores de sangue”, diz o Dr.Christopher Byers, um veterinário emergencista de Omaha, Nebraska. “Infelizmente, assim como nas transfusões humanas, veterinários também enfrentam déficit nos bancos de sangue animal.”
Outros bancos de sangue animal dizem que fazem uso de todo o sangue que recebem.
Doadores não são pagos, mas recebem o tipo sanguíneo de seus animais e um relatório de doenças sanguíneas.
Cães possuem pelo menos seis tipos sanguíneos, e gatos possuem principalmente dois.
Uma doação consiste em média da retirada de 450 mililitros de sangue.
Uma pequena quantia e uma grande atitude para salvar uma vida. Tomara que os bancos se multipliquem por todos os lugares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário