quinta-feira, 5 de maio de 2011

COALISÃO NO HAITI ALCANÇA SUAS METAS

Coalizão liderada pela WSPA completa suas operações no Haiti

May 3, 2011
A Coalizão para Ajuda aos Animais no Haiti (ARCH) atingiu, com êxito, todos os seis objetivos traçados em seu acordo de 1 milhão de dólares com o governo haitiano.
Após desenvolver operações durante sete dias por semana ao longo de um ano, a ARCH encerrou sua participação, enquanto o governo Haitiano continua a cuidar das necessidades dos animais no Haiti por meio do Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural (MARNDR).
“A operação no Haiti reflete um dos maiores e mais bem-sucedidos esforços já empreendidos até hoje no auxílio aos animais vitimados em desastres”, comemorou Gerardo Huertas, Diretor Operacional da WSPA para Desastres nas Américas. “Graças aos nossos apoiadores, à capacitação técnica e ao trabalho árduo da equipe de veterinários, nós alcançamos todas as metas que havíamos estipulado, e podemos agora, com toda a confiança, transferir a gestão das operações para o MARNDR.”

Uma Coalizão para Auxílio a Animais Vítimas de Desastres

Formada pela WSPA e pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) alguns dias após o terremoto ocorrido em 2010, a ARCH foi integrada por mais de vinte principais grupos de bem-estar animal do mundo, tendo sido a única coalizão criada com o objetivo de prestar auxílio aos animais sobreviventes das catástrofes no Haiti, e de conter a ameaça de disseminação de doenças transmitidas por animais a seres humanos.
O objetivo primordial dos esforços de auxílio consistiu na melhoria das condições de bem-estar animal e na recuperação das instalações veterinárias locais que haviam sido danificadas. Tamanho empenho gerou efeitos em longo prazo para os animais e para as pessoas, após a ocorrência de um terremoto tão devastador.

Alcançando as Metas de Bem-Estar Animal no Haiti

Desde o início de suas atividades, a Clínica Veterinária Móvel da ARCH tratou quase 68 mil animais, incluindo cães, gatos, cavalos, bovinos, porcos, cabras e carneiros. A clínica atendeu a maior área metropolitana de Porto Príncipe, capital do Haiti, assim como outras regiões afetadas pelo terremoto como, por exemplo, Carrefour e Leogane. 
Os demais objetivos das operações, alcançados ao longo de todo o ano passado, incluem:
  • A recuperação da infraestrutura veterinária e dos estoques de mantimentos, ajudando a reconstruir o Laboratório Nacional de Veterinária ao instalar 12 unidades de refrigeração, movidas por energia solar, que são indispensáveis para o armazenamento de vacinas para os animais, assim como o treinamento de veterinários, preparando-os para lidar com situações de risco no futuro.
  • A promoção dos cuidados com animais de estimação, e a educação em bem-estar animal, graças ao lançamento de uma campanha de conscientização pública para ensinar técnicas de prevenção contra desastres, e para despertar a atenção da população para assuntos de saúde pública relacionados aos animais de produção e domésticos; o trabalho conjunto com o MARNDR, para incluir o tema bem-estar animal na grade pedagógica do Haiti, para crianças de 8 a 12 anos.
  • A proteção à saúde dos humanos, por meio da vacinação da população animal do Haiti contra doenças como a raiva e a doença de Newcastle, assim como o tratamento ministrado aos animais contra parasitas, e a prevenção de um surto de diarreia, que teria potencializado a epidemia de cólera.
  • A realização do primeiro levantamento sobre a população animal e sobre dados comportamentais em Porto Príncipe, capaz de fornecer informações imprescindíveis sobre a quantidade de animais, sobre dados relacionados à saúde, e sobre a interação entre humanos e animais.
Mais informações sobre os esforços da WSPA no auxílio em casos de desastre >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário