quinta-feira, 5 de maio de 2011

PORQUE OS BESOUROS SÃO METÁLICOS

O brilho metálico dos besouros
Tons dourados e prateados sentilham na floresta
 
Eduardo M. Libby

Já dizia o famoso ditado popular: “Nem tudo que reluz é ouro”. O brilho metálico desses insetos pode ser a luz solar refletida. O Chrysina aurigans (esquerda) e o Chrysina limbata (direita) são espécies que parecem ser feitas de ouro e de prata, mas seus exoesqueletos são feitos da mesma quitina que cobre baratas e lagostas.

Esses besouros não brilham por sua pigmentação química ou incorporação de metais reais. Em vez disso, uma nanoestrutura feita de multicamadas que criam os efeitos metálicos. Um estudo publicado pela Optical Materials Express por pesquisadores da Universidade da Costa Rica fornece novos detalhes dessa cor estrutural.

Os élitros desses besouros têm 70 camadas de quitina com diferentes índices de refração que intensificam brilho e cor. Usando um espectrômetro especial para medir a luz refletida da superfície dos élitros, os pesquisadores descobriram que o besouro prata reflete a luz em todo o espectro visível enquanto o dourado reflete luz em comprimentos de onda maiores do que 515 nanômetros, semelhante ao espectro de reflexão dos metais reais.

Ao contrário de outros animais que apresentam cores metálicas, como borboletas e pavões, os besouros mantém o tom metálico em qualquer ângulo em que observados.

Apesar da semelhança, o brilho dos besouros não resulta do mesmo processo que dá brilho ao metal. "As propriedades ópticas do ouro e da prata são determinadas pelas contribuições de elétrons livres vinculados à absorção de luz", explica o coautor William Vargas.
Veja aqui todas as notícias publicadas neste site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário