segunda-feira, 23 de maio de 2011

PEQUENA VITÓRIA DOS LOBOS MARINHOS

População de lobo-marinho aumenta com trabalho de conservação em Portugal

21 de maio de 2011

O lobo marinho da região da Ilha da Madeira é exemplo de sucesso de recuperação de uma espécie ameaçada de extinção, com o aumento do número estimado de animais. Recebe “carinho especial” dos madeirenses e já podem ficar à vontade nas áreas povoadas.
O trabalho desenvolvido pelo Parque Natural da Madeira, através do Projeto de Conservação dolobo marinho, tem como objetivo a proteção da espécie e de seu habitat, além do monitoramento do número de lobos marinhos e seu comportamento, e a conscientização da população para a presença desses animais.
Foto: Divulgação
“Ao longo dos anos, conforme as necessidades que vamos detectando,procuramos por uma resposta”, explicou a coordenadora do projeto, Rosa Pires, acrescentando que, atualmente, “existem cerca de 30 a 40 lobos marinhos”, contra seis a oito, estimados em 1988, quando se iniciou o trabalho, nas ilhas Desertas.
Pires disse ainda que, quando estes animais começaram a vir à Madeira, iniciaram-se campanhas de conscientização junto à população a fim de mostrar a preocupação com a diminuição da espécie.
As campanhas informaram que “o lobo marinho não é um animal agressivo, é um animal selvagem e deve ser tratado como tal”, e alertavam para a importância das observações que as pessoas podem fazer, já que a partir destes registros os especialistas o conseguem conhecer o comportamento dos animais e preservar a espécie.
O pedido de colaboração aos madeirenses teve resultado positivo e desde 1997 até agora foram reunidos cerca de 800 registros de lobos marinhos.
“De forma geral, a população tem carinho muito especial pela espécie, mas continuamos a ter alguns problemas que estamos tentando resolver”, diz Rosa Pires.
Depois de iniciado o trabalho de proteção, a nasceram três filhotes em um ano, mas os nascimentos decaíram paara um ou dois filhotes por ano.
A situação, “por um lado, tem a ver com o aumento da área de distribuição dos animais e pode ser que tenham encontrado outras áreas de reprodução que nós ainda não sabemos, já que passaram a ser avistados também na Madeira e não só nas ilhas Desertas, e, por outro lado, nos últimos anos temos tido grandes temporais no inverno, quando os filhotes nascem, e faz com que não consigamos fazer a monitorização dos animais”, explicou.
Rosa Pires realçou o “maior à-vontade” dos animais relativamente às áreas povoadas na Madeira: “Nota-se que o lobo marinho já não receia tanto o homem e a partir de 1997 começamos a observar lobos marinhos em praias abertas, o que não acontecia”.
A população mundial do lobo marinho em extinção estava estimada em cerca de 500 indivíduos e a Madeira é o único local em território português onde reside um pequeno grupo que tem crescido nos últimos anos.
Fonte: DNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário