segunda-feira, 9 de maio de 2011

O ECOTURISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O impacto do ecoturismo sobre a fauna e flora

Algumas foram criadas para defender os animais, mas ainda não estão sendo cumpridas, por isto o ideal é que nós busquemos implantar maneiras de impedir que ocorram certas atitudes reprováveis. Nas áreas sob propriedade privada, cabe ao proprietário estabelecer as condições para pesquisa e visitação pelo público, observadas as exigências e restrições legais.
Cabe a nós, indivíduos, fazer do uma ferramenta para o despertar responsável de cada um, tranformando-se num instrumento capaz de reafirmar o papel do indivíduo no mundo, se preocupando com a sustentabilidade, com a educação ambiental e com a inclusão social.
Precisamos desenvolver “códigos de conduta” voluntários, a fim de controlar os impactos ambientais e sociais de funcionários e clientes, e assegurar que o cumprimento destes códigos seja monitorado adequadamente.
Os safáris fotográficos devem ser realizados somente dentro das trilhas, para permitir a renovação da flora com as mudas que estão em crescimento, mantendo assim, o sistema da vida sempre puro e renovador do meio selvagem. Colheita de plantas nativas pelos visitantes também devem ser proibida.
As visitas às áreas de preservação devem acontecer num horário padrão, caso contrário podera ocasionar o stress nos animais nativos. A transmissão de doenças para os animais selvagens ou mudanças repentinas da saúde deles através da perturbação de rotinas diárias ou aumento dos níveis de , apesar de não aparentes para o observador casual, podem se traduzir em taxas de sobrevivência e procriação menores”, disse à “New Scientist” o pesquisador Philip Seddon, da Universidade de Otago em Dunedin, na .
As placas de sinalização não devem utilizar arames, pregos ou qualquer objeto estranho para serem colocadas em espécimes vegetais, porque além de prejudicar a saúde dos espécimes vegetais provocando o estrangulamento e saída da seiva, enfraquecendo-as, é de péssimo gosto visual ver essa agressão.
A sinalização pode existir em toda a propriedade, mas de maneira discreta para evitar a poluição visual, principalmente nas trilhas e locais de fragilidade maior do meio ambiente. As placas devem ser fincadas no chão e não amarradas ou pregadas.
Alimentar ou tentar domestiscar os animais silvestres é muito prejudicial, porque eles passarão a depender da alimentação dada pelo homem provocando um descompasso no equilíbrio ecológico.
Biólogos e ambientalistas estão preocupados com os ursos polares, golfinhos, pingüins e outras criaturas por estarem ficando estressadas, perdendo peso e algumas estão até morrendo, devido ao aumento da presença humana em seu ambiente.
Ambientalistas estão pedindo novas pesquisas avaliando o impacto do ecoturismo sobre os animais e as plantas e, defendem que esta atividade precisa se desenvolver respeitando o meio ambiente. O bem-estar dos animais e a preservação da flora devem estar acima de tudo, sem eles, não haverá o fortalecimento do turismo sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário