quarta-feira, 11 de maio de 2011

O BEM ESTAR DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

O bem-estar animal é parte integrante da sustentabilidade global

May 11, 2011
Durante uma reunião das Nações Unidas, a WSPA demonstra o papel do bem-estar animal na criação humanitária e sustentável das mais diversas espécies.
Após tantos anos defendendo a importância do bem-estar animal, nós, da WSPA, estamos trabalhando para inserir a questão animal na agenda de debates da Reunião de Cúpula sobre Meio-Ambiente 2012, também conhecida como Rio +20 (assim designada por terem decorrido vinte anos desde a última reunião de cúpula no Rio "Eco92").
Na Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a WSPA, ao lado da entidade ambiental Bioregional, organizará um evento-chave, mostrando em que medida o bem-estar animal é parte indispensável para alcançar a sustentabilidade em âmbito mundial.
Vicki Hird, Organizadora das Campanhas da WSPA em prol de uma Agricultura Humanitária e Sustentável (HSA), fará uma apresentação durante a reunião do dia 12 de Maio, destacando cinco recomendações prioritárias para a agenda da Reunião de Cúpula sobre Meio-Ambiente:
  • o desenvolvimento de políticas para o fornecimento sustentável de alimentos;
  • o combate à demanda não-sustentável de produtos derivados de animais de produção, e o apoio a produtores em fase de transição;
  • a realização de mais pesquisas, e o desenvolvimento de novas tecnologias para apoiar a HAS;
  • a eliminação gradual de políticas de subsídios e de investimento em sistemas não-sustentáveis e desumanos; e
  • a garantia de que os animais estarão integrados às políticas de gerenciamento de desastre.
Um relatório recente da WSPA revela os motivos pelos quais o tratamento humanitário a animais de produção está no cerne dos temas-chave da Reunião de Cúpula sobre Meio-Ambiente 2012 – inclusive no que diz respeito à segurança alimentar, à proteção ambiental, e ao combate à pobreza. O documento intitulado, Por que a pecuária e a agricultura humanitária e sustentável importam para a Rio + 20, pode ser visto aqui. (conteúdo em Inglês)

A criação humanitária e sustentável de aves beneficia os mais pobres

A WSPA começou a montar estudos de casos e a desenvolver pesquisas sobre práticas agrícolas humanitárias e sustentáveis, mostrando que a criação humanitária de animais é parte indispensável para a produção sustentável de alimentos. O nosso primeiro estudo de caso publicado – sobre a criação de galinhas e a produção de ovos – revela a forma como a criação humanitária também contribui para a melhoria das condições de subsistência e de alimentação de famílias pobres de áreas rurais na Índia.
A equipe de agricultura da WSPA estudou o caso do Keggfarms na Índia, um produtor de ovos que desenvolveu um novo modelo de negócio sustentável, voltado para o setor de criação de aves. Keggfarms criou um novo tipo de cruzamento de galinhas, o “Kuroiler”, com uma dupla finalidade: muito mais resistente que o padrão de galinhas criadas pelo modelo intensivo, embora consiga crescer mais rápido e produzir muitos ovos, o que o torna uma solução bem-sucedida para uma sociedade coletora, que vive em um vilarejo carente de recursos. Atualmente, os “Kuroilers” são distribuídos para quase um milhão de unidades familiares localizadas nas regiões mais remotas da Índia.      

A pesquisa da WSPA apontou que a criação de Kuroilers em comunidades rurais propiciou uma melhoria no bem-estar animal, em comparação com os métodos intensivos de criação, e ainda permitiu que a produção se tornasse menos dependente de concentrados nutricionais não-sustentáveis. O modelo estudado constituiu um incremento para os meios de subsistência, e para a alimentação e a segurança nutricional de unidades familiares carentes.
O sistema de produção comercial de ovos no Keggfarms também não utiliza gaiolas, sendo, portanto, mais humano com os frangos nele empregados. O estudo intitulado, Exemplo indiano de incremento da subsistência e da nutrição no meio rural, graças a um sistema de produção de aves mais voltado para o bem-estar animal, pode ser visto aqui. (conteúdo em Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário