segunda-feira, 16 de maio de 2011

MANIFESTAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO CONTRA A CHACINA DE ANIMAIS

Cerca de 400 moradores de Ribeirão Preto (SP) protestam contra chacina de animais

15 de maio de 2011

Cerca de 400 pessoas protestam contra chacina de animais no interior de São Paulo; 48 bichos já foram mortos Cerca de 400 pessoas protestam contra chacina de animais no interior de São Paulo; 48 bichos já foram mortos. Foto: Edson Silva/Folhapress
Com velas, flores e faixas, centenas de pessoas fizeram um protesto na manhã deste domingo (15) contra a chacina de animais, ocorrida ao longo desta semana no Morro São Bento, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
Cerca de 400 pessoas compareceram à manifestação, de acordo com as ONGs organizadoras do evento.  Após discursos, feitos por meio de megafones, os manifestantes caminharam por cerca de 200 metros entoando orações. Algumas pessoas, entre elas crianças, se emocionaram.
Os primeiros animais mortos apareceram há uma semana e já chegam a 48 vítimas -hoje, outros três gatos foram encontrados. Com isso o número de animais mortos chega a 41 felinos, uma cadela e seis gambás, todos por envenenamento.
A administração do zoológico chegou a declarar nesta semana que teme que o envenenamento atinja também os animais silvestres –o Bosque e Zoológico Fábio Barreto fica dentro da área de reserva do Morro São Bento.
O local é conhecido na região como ponto de abandono de gatos, que são cuidados por voluntários que deixam água e ração no bosque para os bichos se alimentarem.
No protesto de hoje, os manifestantes pediram mais fiscalização para evitar o abandono, campanhas de conscientização para posse responsável e de castração dos animais.
Eles também cobravam o cumprimento de um acordo feito com a prefeitura em 2006 para a instalação de câmeras de segurança na área e a presença de guardas municipais, para coibir o abandono.
Na época, as ONGs recolheram e doaram cem gatos que viviam no bosque. A contrapartida da prefeitura, para evitar a superpopulação de felinos no local, não foi feita, de acordo com Ana Claudia Vicente, presidente da ONG Cãopaixão.
“Queremos políticas públicas para controlar a população animal e lembrar que quem abandona os animais aqui, os deixam para a morte”, diz a presidente da AVA (Associação Vida Animal), Maria Cristina Dias.
A diretora-adjunta da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Ribeirão Preto, Sandra Maria da Silva, lembrou que o abandono é crime federal e que as pessoas que o fazem devem ser punidas.
Agora, Maria Cristina disse que vai encaminhar documentos para as autoridades responsáveis cobrando ações efetivas para evitar o abandono.
A estudante Gabriela Bressan, 22, foi ao ato acompanhada dos pais, Vanderlei e Eliana, e da amiga Carla. “Foi uma monstruosidade o que aconteceu aqui. Tomara que esse ato sirva de alerta.” A família de Gabriela possui quatro gatos, um deles “adotivo”.
Vejam mais fotos  aqui
Com informações da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário