quinta-feira, 5 de maio de 2011

CUIDADOS COM FILHOTES

Cuidados com o filhote






Embora menos dependentes que os seres humanos, os filhotes de cães e gatos também precisam de cuidados logo após o nascimento.
Temos que observar três itens importantes que são temperatura hidratação e glicose.
- Até 30 dias de vida o aparelho que regula a temperatura do corpo do filhote ainda não está funcionando, sua temperatura será a mesma do ambiente. Por isso temos que controlar a temperatura do local providenciando um aquecedor ou uma luz de 60 ou 100w e colocar próxima aos filhotes para aquecê-los mas tomando cuidado para não queimá-los.
- Já a hidratação e a glicose são conseguidas através da amamentação. Temos que observar se a mãe está com leite suficiente para os filhotes e se ela está amamentando.
A mãe incentiva a defecação e a micção dos filhotes lambendo a região do ânus e do genital. Completadas três semanas de vida, quando já abriram os olhos e começaram a explorar os arredores, os filhotes fazem suas necessidades fisiológicas sem estímulo externo.
Agora alguns números em relação ao recém-nascido:
-- Os olhos se abrem a partir de 10 dias de idade e os ouvidos a partir de 13 dias;
-- Eles ficam em pé aos 10 dias de idade e andam com deslocamento firme após os 21 dias;
-- Controlam a micção e a defecação a partir de 21 dias de idade;
-- Dormem cerca de 90% do tempo nas primeiras semanas de vida;
-- Nas primeiras 4 semanas, se durante o sono, os filhotes tiverem ocasionais contrações musculares é normal, não pensem que estão com convulsão é chamado "sono ativado".
Alimentação do Recém nascido:
O ideal é que o filhote receba o aleitamento materno pelo menos por 30 dias. Mas alguns fatores como falta de zelo materno, quantidade insuficiente de leite ou enfermidade e morte da mãe, podem obrigar o proprietário a complementar ou suspender o aleitamento materno. A melhor alternativa, seria encontrar outra fêmea em fase de amamentação, com poucos filhotes e que pudesse servir de ama-de-leite. Caso não se encontre a mãe adotiva, a opção é o leite artificial que pode ser encontrado em clínicas veterinárias. A quantidade de leite a se administrar é proporcional ao tamanho do filhote, variando de 3 a 50 ml por vez e mamadas com intervalos de 2 a 4 horas. A freqüência das mamadas diminui conforme o cão cresce.
Quando se está amamentando o filhote artificialmente, o dono se acostuma e consegue distinguir quando o filhote está chorando de fome ou se o choro é de dor ou mal-estar.
A partir de 30 dias, dependendo da raça do cãozinho, os dentes começam a nascer e com isso machucar a mãe, que vai diminuindo a amamentação. Nesta fase também os filhotes já começam a "brincar" com a ração da mãe iniciando sua alimentação sólida. Existem comercialmente papinhas de desmame próprias para cães e gatos o que diminui as dores de barriga durante a mudança de alimentação.
A vermifugação é feita a partir de 3 semanas de vida e a primeira vacina com 42 dias. Consulte-nos sobre a melhor forma de vermifugar e vacinar seus filhotes. Lembre-se, vermifugando e vacinando seus filhotes você evita doenças muito graves e até mesmo fatais além de economizar com consultas, internamentos e medicamentos.




Fonte da Notícia: http://www.center.vet.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário