sexta-feira, 6 de maio de 2011

CÃES ABANDONADOS ESTÃO SENDO "CAÇADOS" EM KOSOVO

Quase duzentos cães são assassinados durante programa de controle animal, na capital de Kosovo

06 de maio de 2011

Foto: AP
Por Lobo Pasolini  e Helena Terra (da Redação)
Animais abandonados foram vítimas de mais um massacre pelas mãos de autoridades públicas. Desta vez a chacina aconteceu em Pristina, capital de Kosovo, uma região marcada por conflitos e guerra que criou uma enorme população de animais nas ruas ao longo dos anos.
190 cães foram assassinados ao longo de uma campanha de extermínio que já dura três semanas na pequena região que declarou independência da Sérvia em 2008. Um vídeo registrou os gritos de agonia dos animais tentando escapar dos disparos de caçadores que foram contratados para fazer o serviço sujo.
O porta voz Muhamet Gashi alegou que o conselho local foi  “forçado a tomar uma atitude desumana” e contratar um grupo de caçadores para assassinar os cachorros nas últimas três semanas pois nenhum abrigo ou grupo teria solicitado ao governo um programa para abrigar os animais.
Como resposta, um grupo de protetores de animais entregou uma petição assinada por dois mil moradores de Pristina, suplicando para que as autoridades parassem com as mortes.
Além de cruel, a medida apenas cria mais problemas, disse Dennis Capstick, porta voz da ONG Animal Friends of Kosovo. “Cria-se um vácuo e outros cães vem de outras áreas. Você acaba com um problema maior, ele disse.
Os caçadores se recusaram a falar com jornalistas ou permitir que eles os acompanhassem na matança noturna desde que imagens devastadoras apareceram no canal de televisão local Klan. A chacina foi supervisionada pela polícia e os corpos dos animais jogados em uma área fora de Pristina. O programa de extermínio vai continuar até o “problema” ser resolvido, as autoridades disseram.
“Esse cães precisam de um abrigo e não de uma bala”, disse Aridan Again, morador de Pristina. “Nós já tivemos disparos demais nesta parte do mundo.”
Áreas urbanas estão lotadas de cachorros abandonados. Porém, antes de pensarem na solução mais drástica, deveriam lembrar que por trás da mordida, há uma história de abandono e sofrimento.
As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário