segunda-feira, 16 de maio de 2011

BLITZ EDUCATIVA NO PIAUÍ

Blitz educativa conscientiza sobre a preservação dos cágados, no PI

15 de maio de 2011

Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Pelo menos 52 cágados da espécie Barbicha foram atropelados na região do Parque Encontro dos Rios, no bairro Poty Velho, PI, e desses, 36 morreram e outros 16 tiveram os cascos mutilados, no período chuvoso. Para preservar a vida desses animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) está realizando um manifesto na região, para conscientizar os motoristas.
Está sendo realiza uma blitz informativa e anúncios no microfone do Parque para que as pessoas sejam a favor da travessia do cágado, entre as lagoas e os rios. “Eles ficam nas lagoas, mas saem em alguns períodos para buscar comida e nas épocas de acasalamento, por isso fazem a travessia”, explica o secretário Deocleciano Guedes.
Para a responsável pelo projeto, Jaqueline Lustosa, coordenadora do Parque Ambiental do Mocambinho, o número de óbitos pode se maior, por isso ela defende a criação de uma barreira para que os animais não façam a travessia pela avenida. Mas, o secretário disse que a alternativa que está sendo estudada é a construção de um túnel. “Mas, este projeto educativo e a manifestação é o ponta pé inicial para a preservação da espécie”, justifica Guedes.
A maior concentração de cágados de barbicha está nas lagoas do Jacaré e dos Patos, localizadas próximas ao Encontro dos Rios.
Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário