terça-feira, 7 de junho de 2011

PARQUE MEXICANO É EXEMPLO

Parque mexicano é reconhecido por plano de recuperação de araras em extinção

07 de junho de 2011




Por Danielle Bohnen (da Redação)
Foto: Divulgação/ EFE
O parque Xcaret, localizado no Caribe mexicano recebeu o certificado da organização internacional Guiness World Records pela reprodução massiva de 105 araras em 2009, de acordo com a EFE. A espécie, da família dos psitacídeos, está ameaçada de extinção.
Trata-se fe 95 araras vermelhas e 10 verdes, que este ano completam 2 anos de idade, segundo o biólogo Rodolfo Raigoza. Ele explica também que é uma espécie difícil de se reproduzir.
“As araras são uma espécie ameaçada de extinção e seus hábitos tornam a reprodução muito difícil. Os casais são muito fiéis, as aves só têm apenas um companheiro na vida. Escolhem seu par e não se separam nunca. Se um deles morre, é impossível que a que fica busque outro companheiro”.
O biólogo comentou que entre as espécies há um alto índice de casais estéreis e outras que não constroem ninhos, então precisam de muita ajuda para poderem se reproduzir.
Filhotes recebem tratamento especial na incubadora. Foto: Elizabeth Ruiz/ EFE
“No Centro de Reprodução de Guacamayas [como as araras são conhecidas no México] de Xcaret, conseguimos aumentar o número de nascimentos e reduzir a mortandade. Logramos 125 nascimentos, sendo que 105 sobreviveram. Trata-se de ma cifra bastante significativa”, destaca.
Durante os três primeiros meses de vida, as araras são cuidadas por uma equipe de quatro pessoas, responsáveis pela área das incubadoras.
“Nossa equipe de mamães e papais de filhotes, é responsável por dar-lhes comida, é um trabalho muito intenso, pois são 105 filhotes que devem comer a cada quatro horas, durante um mínimo de três meses”.
O Centro conta atualmente com 772 aves, sendo que 90% nasceu no local. Em 2001, o governo mexicano incluiu en Regra Oficial, que comercializar aves dessa espécie trata-se de crime.
Aves sendo libertas por trabalhadores de programa. Foto: Elizabeth Ruiz/ EFE
O plano de trabalho de Xcaret mantém o programa de reprodução de araras vermelhas e verdes desde 1992. O representante da organização Guinness Record, Kimberly Patrick, entregou o certificado ao presidente do Grupo Xcaret, Miguel Quintana Pali, frisando que esta é primeira vez que o prêmio é concedido a um programa de reprodução de espécies ameaçadas de extinção.
Pali destaca que os programas de proteção de espécies ameaçadas do parque têm como objetivo principal a sua proteção. “Não aceitamos o tráfico de animais silvestres, por isso apoiamos sua conservação”.
O Grupo Xcaret se prepara agora para as próximas etapas que permitirão libertar as aves em seu habitat natural.
A arara é uma espécie que habita desde o México, passando por toda a América Central, pelo Vale de Magdalena na Colômbia e pelos Andes através do Amazonas, Até Santa Cruz na Bolívia e Mato Grosso no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário