quinta-feira, 9 de junho de 2011

CENTRO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO URSO PANDA NA CHINA

nauguram na China centro internacional para proteção do urso panda

09 de junho de 2011




Um centro internacional para a conservação do panda gigante e outras espécies em perigo de extinção foi inaugurado hoje na sul-ocidental província chinesa de Sichuan. Trata-se de um projeto conjunto entre a Base de Investigação para esses ursos em Chengdu, capital do citado território, e a Fundação Global Cause, com sede nos Estados Unidos.
Esta última é uma organização mundial sem fins de lucro que apoia o uso da ciência para encontrar soluções economicamente sensíveis ao desafio do aquecimento global nos países em desenvolvimento.
Foto: Divulgação
A nova instituição empregará recursos nacionais e internacionais, tecnologias e fundos para enfrentar as principais ameaças que põem em risco a sobrevivência e desenvolvimento do panda gigante e outras espécies em perigo de extinção.
Também será uma plataforma internacional para os pesquisadores dedicados à conservação de animais e a biodiversidade vulnerável em geral, precisou Zhang Zhihe, diretor da base de Chengdu, de acordo com informações de imprensa procedentes do lugar.
O projeto não só constitui um novo passo para a cooperação internacional dos ursos panda, senão que também representa um vínculo entre destacados biólogos e ambientalistas do mundo, disse.
Cerca de mil 600 desses animais habitam em estado selvagem, sobretudo nas montanhas de Sichuan, enquanto uns 300 vivem em parques de todo mundo.
Em cativeiro o filhote de pandas torna-se muito difícil: somente 10 por cento consegue juntar-se naturalmente e menos de 30% das fêmeas são fecundadas, o que representa uma grave ameaça para a sobrevivência da espécie.
Fonte: Prensalatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário