quarta-feira, 8 de junho de 2011

WSPA NO AMAZONAS

WSPA promove o Bem-Estar Animal no Amazonas

Jun 6, 2011
Secretário de Educação de Parintins, Maildson Fonseca, com Paula Martins e demais membros da secretaria, e equipe da WSPA
O Projeto Arca Amazônica tem na educação humanitária em bem-estar animal a esperança de formar uma nova geração mais consciente, que trate os animais como seres sencientes, dotados de sentimentos, e que saiba viver em harmonia com todos os seres vivos.
Desenvolvido pela WSPA desde 2003, o projeto é voltado para o treinamento de professores de escolas municipais da região do Baixo Amazonas, e este ano foi expandido também para o Município de Manaus.
Em Manaus, a ONG afiliada da WSPA, Grupo de Proteção Animal – GPA, formalizou um convênio entre a entidade, a WSPA e a Secretaria Municipal de Educação para o início da capacitação de  seus professores. Uma primeira turma de cerca de 30 docentes foi treinada na própria secretaria, recebendo ao final recursos didáticos para serem multiplicadores da metodologia e conteúdo com a missão de transmitir a seus alunos o conceito de respeito à vida . O curso de Educação Humanitária em Bem-Estar Animal - “Respeito a Todas as Formas de Vida” -  faz parte do Projeto Programa Primeiros Conceitos em BEA , que já formou mais de 800 professores.

Proteção da fauna silvestre e mamíferos aquáticos

Eliandra de Almeida e demais docentes em treinamento em Terra Santa e equipe da WSPA
A Gerente de Desenvolvimento da WSPA, Elizabeth Mac Gregor, também se reuniu, em Manaus, nessa viagem, com membros de sua afiliada Amigos do Peixe-Boi (AMPA), que trabalha especialmente com mamíferos aquáticos, e especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), sobre questões relativas à proteção da fauna silvestre.
Nos municípios de Parintins, Faro e Terra Santa, dando continuidade ao programa, através de oficinas, a WSPA capacitou cerca de 100 professores, para desenvolver, junto a seus alunos, valores como compaixão, solidariedade e respeito a todas as formas de vida.
Em Terra Santa, a Secretaria de Educação, Norma Coelho, que assinou a renovação do convênio com a WSPA, reiterou a importância dessa parceria e do trabalho desenvolvido no município para a construção de novos conceitos em bem-estar animal e a mudança de comportamento das pessoas.

Mudança de atitude nas pessoas

Docentes de Manaus, representantes do Grupo de Proteção Animal – GPA e WSPA.
Elizabeth Mac Gregor, considera que, para mudar o modo como as pessoas se relacionam com os animais, é preciso começar pela base, que são as crianças e adolescentes.
“Já é possível notar a mudança de atitude nas pessoas, por exemplo, cobrando das secretarias de saúde a implementação de programas de controle populacional de cães e gatos e compreendendo que animais silvestres sofrem em cativeiro. O trabalho dos professores junto com aos alunos tem contribuído muito para isso. Além disso, o programa é também uma resposta à violência generalizada que assume várias formas, inclusive o chamado “bullying” nas escolas, que começa a ser tratado com a devida seriedade”, avalia Mac Gregor.
No mês de junho, os trabalhos continuam em Barra do Piraí e Miguel Pereira, municípios do Estado do Rio de Janeiro. 
Veja mais fotos das oficinas realizadas na região Amazônica este ano. >>
Saiba mais sobre o tema Educação Humanitária em Bem-Estar Animal. >>
blog comments powered by Disqus

Nenhum comentário:

Postar um comentário