sexta-feira, 3 de junho de 2011

PANDAS, TENTATIVAS DE MANTER A ESPÉCIE

Pandas mexicanas serão inseminadas por espécies chinesas

DA EFE
Duas pandas mexicanas, de 20 e 23 anos, serão submetidas a um procedimento de inseminação assistida por cientistas que utilizarão sêmen congelado de pandas chineses, informou nesta segunda-feira a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.
Carlos Jasso/Reuters
A panda gigante Shuan Shuan, 25 anos, em seu cercado no no zoológico de Chapultepec, na Cidade do México
A panda gigante Shuan Shuan, 25 anos, em seu cercado no no zoológico de Chapultepec, na Cidade do México
As fêmeas vivem no zoológico de Chapultepec, na Cidade do México, e são descendentes de um casal de pandas doado pelo governo chinês em 1975.
O Plano Estratégico para a Conservação do Panda Gigante decidiu para as temporadas reprodutivas do 2012 e 2013 a inseminação das duas, por isso uma equipe de especialistas chineses viajará ao México para trabalhar com os especialistas de Chapultepec.
Os cientistas realizarão o monitoramento hormonal reprodutivo das fêmeas, avaliarão suas mudanças comportamentais e as inseminará aplicando tecnologia de ponta, disse a Secretaria do Meio Ambiente em comunicado.
A fonte advertiu que, pela idade avançada das duas pandas, "as probabilidades de sucesso reprodutivo são baixas, no entanto, diante da ausência de um macho, a inseminação artificial representa a opção mais viável".
O acordo entre as partes estabelece que ao nascer um exemplar, este será propriedade do governo chinês, mas o filhote permanecerá no zoológico de Chapultepec. Se a inseminação não der certo, o zoológico mexicano solicitará à China "a doação de um casal reprodutivo" para continuar criando pandas.
O programa de reprodução de pandas no México "foi sumamente bem-sucedido em nível nacional e mundial. Foi registrado o primeiro nascimento (em 1981) desta espécie fora da China e nasceram oito filhotes, cinco chegaram à idade adulta", informou a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário