sexta-feira, 3 de junho de 2011

O CALOR DOS PINGUINS

Cientistas descobrem como pinguins mantêm calor em grupos

DA BBC BRASIL
Uma equipe internacional de cientistas desvendou o mistério de como os pinguins aguentam o frio quando estão agrupados.
Um vídeo gravado no inverno na Antártida capturou durante várias horas a movimentação em ondas de uma colônia de pinguins.
Veja o vídeo
Ao acelerar as imagens, os cientistas descobriram que os animais se deslocam de forma quase imperceptível pelo grupo, para que aqueles da ponta possam também se esquentar.
O estudo foi publicado na revista especializada "PlosOne".

BBC
Movimento de aves é tão coordenado, que é imperceptível a olho nu; animais trocam de lugares para manter calor
Movimento de aves é tão coordenado, que é imperceptível a olho nu; animais trocam de lugares para manter calor
REVEZAMENTO
Os pinguins-imperadores conseguem sobreviver ao inverno formando conglomerados, e os cientistas sempre se perguntaram como os das pontas do grupo se mantinham quente como os do centro.
"Os pinguins precisam se agrupar, ou então perdem energia. Se o grupo for muito solto, os pinguins congelam. Mas se o grupo for muito apertado, eles não conseguem se mover", disse o líder da pesquisa Daniel Zitterbart, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, à repórter da BBC Rebecca Morelle.
Os pinguins foram filmados em Dronning Maud Land, onde as temperaturas podem cair a menos 45 graus e os ventos chegam a 180 quilômetros por hora.
Neste período, os pinguins-imperadores machos ficam em grupos não apenas para manter o calor, mas também para incubar os ovos, já que as fêmeas vão para o mar nesta época.
As câmeras fizeram imagens da colônia a cada 1.3 segundo durante horas para capturar o movimento.
"A cada 30 ou 60 segundos, um pinguim ou um grupo deles começa a se mover aos poucos", disse Zitterbart.
"Isto faz com que os pinguins que cercam o grupo se movam e, de repente, este deslocamento atravessa a colônia como uma onda."
O movimento coordenado é tão sutil, que é imperceptível a olho nu. Mas, em imagens gravadas em um período mais longo, é possível ver o impacto que causa na estrutura da colônia.
As imagens também revelaram que, enquanto a onda atravessa a frente do grupo, alguns pinguins que estão na área saem da colônia e vão para a parte de trás do agrupamento.
Isto significa que, durante várias horas, os pinguins usam as ondas para percorrer a colônia e ter a chance de dividir um pouco de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário