terça-feira, 7 de junho de 2011

CAVALO SOCORRIDO EM UBERABA/SP

Cavalo que agonizava na rua recebe socorro em Uberaba (MG)

07 de junho de 2011




Cavalo que se encontrava agonizando em via pública desde sexta-feira foi recolhido e encaminhado ao Hospital Universitário de Uberaba (MG). Denúncia chegou à redação do Jornal da Manhã por meio da presidente da Sociedade Uberabense de Proteção e Amparo aos Animais (Supra), na tentativa de conseguir a remoção e tratamento do animal.
Com sintomas de fraqueza e desidratação, o cavalo ficou prostrado na rua Olímpio Jacintho Silva, na Vila Arquelau, e, sem ter para onde levá-lo, o tutor do animal, Rubens Cândido, acionou a Polícia Ambiental, e veterinário que chegou a aplicar soro. Cândido acreditava que o animal deveria ser sacrificado, para evitar mais sofrimento.
A presidente da Supra, Denise Max, afirmou que desde sexta-feira o cavalo estava no local, rodeado de crianças, que estavam cuidando dele. No domingo, chegaram a colocar um cobertor em cima do animal para protegê-lo do frio.
Procurado pela reportagem, o diretor de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, José Sidney da Silva, explicou que a primeira ação seria providenciar o tratamento do animal, que, após avaliação de veterinário do Centro de Zoonoses, foi encaminhado ao Hospital Veterinário de Uberaba, onde recebe os cuidados necessários. Em seguida, vai identificar o tutor e, caso comprove maus-tratos, ele poderá ser punido, conforme prevê o código municipal do meio ambiente.
Gerente administrativo do Hospital Universitário de Uberaba, Afonso Celso Medeiros afirma que o cavalo estava muito fraco e desidratado, com algumas feridas. Ele permanece internado em observação, onde ficará por no mínimo 48 horas, sob os cuidados de professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária. Ele foi colocado no soro e chegou a se alimentar e beber água, já está recuperando-se bem. “Não há necessidade de sacrificá-lo, tudo indica que ele vai sobreviver. Só fazemos eutanásia em último caso”, conclui Afonso.
Fonte: JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário