sexta-feira, 3 de junho de 2011

APREENSÃO DE ÉGUAS EM CANOAS/RS

Guarda municipal repreende maus-tratos aos animais em São Leopoldo (RS)

01 de junho de 2011




No domingo, câmeras flagraram um
caso na ponte Henrique Luiz Roessler, no Centro.
A Guarda Municipal flagrou, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), um caso de maus-tratos a duas éguas, na tarde do último domingo, na ponte Henrique Luiz Roessler, no Centro. As imagens mostram uma delas tentando carregar duas carroças carregadas. Cansada, ela cai e é obrigada pelo “tutor” a se levantar e continuar subindo a ponte. A família responsável pelos animais foi abordada por uma equipe da Guarda Municipal e as éguas foram apreendidas.
Tanto o diretor da Guarda Municipal, Eduardo Fabiano de Oliveira, como o diretor do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempa), Fábio Almeida, ressaltam que maus-tratos a cavalos são comuns na cidade, chegando a haver de dois a três casos por mês.
Éguas maltratadas foram apreendidas. Foto: Roberto Vinicius/GES
Termo circunstanciado para os tutores
De acordo com Oliveira, o casal foi submetido a um termo circunstanciado pelos maus-tratos. Já os animais, segundo Almeida, estavam muito machucados e com marcas de quedas anteriores.
“A égua que estava puxando as carroças deve ter 12 anos e já estava bem machucada. Já a outra ainda é nova, com apenas 2 anos. Uma foi levada para uma chácara aqui mesmo em São Leopoldo e a outra foi para Morro Reuter”, afirmou Almeida, que vai encaminhar a gravação das imagens do flagrante para o Ministério Público ainda esta semana para que um processo seja aberto.
“Acho que a melhor punição seria não devolvê-las mais para os tutores”, ressaltou Almeida. “Resolvemos colocar chip nas duas para que possamos acompanhá-las.’’
Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário