quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TRÁFICO DE ANIMAIS

Suspeito tenta pegar avião com 259 animais escondidos na bagagem



Indonésio buscava sair da Tailândia com três malas adaptadas. Entre os bichos apreendidos há 44 cobras e 22 esquilos.
Credito:
À esquerda, as malas divididas em compartimentos com as quais o suspeito tentava contrabandear os aniamis. À direita, a rara Astrochelys yniphora, um dos mais de cem quelônios que ele trazia consigo.


Casos de tráfico de animais são comuns pelo mundo, mas um homem detido esta semana no Aeroporto Internacional de Bangcoc, na Tailândia, ao tentar embarcar para a Indonésia, chamou a atenção pela ousadia.

Ao passar pelo controle de bagagem, na quinta-feira (10), o indonésio de 34 anos foi parado porque trazia três malas em que escondia 259 animais das mais variadas espécies. As bolsas foram adaptadas com divisões internas para guardar todos os bichos.

Espécie rara
Entre os exemplares que ele tentava contrabandear havia mais de cem quelônios, entre eles uma Astrochelys yniphora, espécie nativa de Madagascar, considerada uma das tartarugas mais raras do mundo, e 88 tartarugas-estreladas-indianas, que têm o casco com desenhos similares a estrelas.
Credito:
O suspeito transportava 44 cobras de oito espécies
distintas.
Havia ainda seis exemplares de mata-mata, quelônio amazônico com aparência pré-histórica. As malas também continham 34 pítons-reais e 2 jiboias. Além de mais de 20 lagartos, o indonésio pretendia transportar no voo 22 esquilos e um papagaio.

O suspeito admitiu à polícia que comprou os bichos no mercado Chatuchak, na capital tailandesa. O local é conhecido por serem ali oferecidas para venda algumas das espécies animais mais raras do mundo. Segundo a organização internacional Traffic, que monitora esse tipo de comércio, a atividade ilegal continua no mercado, apesar de numerosos relatórios enviados às autoridades.

Estimativa de autoridades locais aponta que o detido deve ter gasto cerca de US$ 24 mil para comprar todos os bichos, que poderiam render muito mais na revenda. O crime pode levar o homem a ficar quatro anos na cadeia, além de lhe custar multa de US$ 1.300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário