quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O COMPORTAMENTO DO SEU CÃO: O CHEIRO


Comportamento social e Comunicação
(Conheça melhor o seu cão)

Marcando com o cheiro
A urina do cão contém substâncias químicas extremamente individuais, os feromônios. Um macho marca os limites do seu território com a urina.
Depois da puberdade, os machos esguicham urina com ímpeto erguendo a perna em vez de se agacharem para vertê-la como as cadelas, assim marcando um poste ou uma árvore. Podem também arranhar o solo, deixando o cheiro das glândulas sudoríparas que têm entre os sexos nessa marcação feita com o cheiro; os machos urinam talvez três vezes mais que as fêmeas.
Para um cão, a excreção não é apenas um método para se livrar de resíduos alimentares; é algo intimamente realcionado à comunicação.
Os locais escolhidos para a excreção não são arbitrários. O animal segue uma rotina bem determinada e seu dono pode fazer muita coisa no sentido de estabelecer o padrão. Uma vez determinados os locais, é difícil dissuadir um cão de retornar a eles. Uma grande proporcão da determinação dos locais de excreção está relacionada com o olfato. Assim, é importante que os filhotes sejam supervisionados na sua excreção durante o período de treinamento doméstico, para se assegurar que o local escolhido não seja o tapete da sala de visitas, pois, depois de estabelecido o local servirão de convite a todos os cães que vierem visitar a sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário