segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CONHEÇA MELHOR SEU CÃO: COMUNICAÇÃO


Comportamento social e Comunicação
(Conheça melhor o seu cão)
Comunicação


Os lobos mantêm contato entre si uivando - meio de comunicação bem desenvolvido entre os deutscher spitz, que trabalham em grupos. Essas matilhas costumam ladrar quando seguem uma pista, o que é útil para o caçador quando ele não os pode ver.
Os uivos são um ruído básico e, para nós, geralmente bastante desagradável. Usualmente, esse som é emitido por cães muito solitários e, provavelmente, trata-se de um ruído para manifestar o desejo de uma companhia. Trata-se também de um ruído que contagia o grupo todo e, dessa forma, funciona como um meio de comunicação a longa distância entre grupos diferentes. Grupos de cães presos costumam uivar à noite ou durante as primeiras horas do dia, quando há pouco movimento no ar. Apesar de não sermos capaz de ouvir a resposta de um outro grupo distante de cães, é provável que a excelente audição do cão seja capaz de ouvir a resposta. Essa capacidade de uivar é particularmente forte em raças mais próximas dos lobos, quanto aos seus ancestrais, como, por exemplo, os huskies siberianos, os malamutes do Alaska, o Basenji e o Rodesiano (Rodesian de Ridgeback), cão oriundo da Africa do Sul.
O Uivo também é um som com algumas conotações sexuais. Os machos mantidos isolados de fêmeas, que eles sabem estar no cio, podem uivar continuamente e elas podem responder da mesma maneira. Até mesmo as raças toy, que geralmente não uivam em circunstâncias normais, podem reagir dessa maneira quando são mantidas isoladas durante o período do cio.
Finalmente existe ainda uma variedade de outros sons caninos - grunhidos, fungos e guinchos. Todos os sons tem algum significado na comunicação (cão-cão e cão-homem), sem que seja necessário associá-los a um determinado comportamento ou comportamentos.
O nível de vocalização varia muito de raça para raça. O exemplo clássico é o basenji, um cão praticamente mudo, incapaz de produzir qualquer som semelhante a um latido. Outra raça relativamente calada é o galgo; de fato, quase todos os gazehounds, os salukis e os borzois - não são muito barulhentos; eles apenas latem ou ganem quando extremamente provocados. Os chow-chows e muitas raças do grupo spitz também são cães relativamente calados.
Os terriers têm a reputação de serem cães que latem excessivamente, o que pode ser uma expressão de monotonia por se sentirem impedidos de dar vazão à sua incrível energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário